Acabei de jogar… Serious Sam: The First Encounter | Closure

acabeidejogar

————————————————————————————————————————————

Serious Sam: The First Encounter [2001]

SS

Embora eu seja um PC gamer há quase 20 anos, há certos pecados pouco dignos de quem passou grande parte da sua vida a jogar apenas no PC. Não gosto de jogar multiplayer, não jogo MMO’s, nunca toquei num jogo da Blizzard e… nunca joguei Serious Sam!

Bom não é completamente verdade, joguei em tempo a demo num dos cd’s da defunta Mega Score, mas o jogo em si nunca tive essa oportunidade. Pois bem, decidi redimir-me e finalmente dei uma oportunidade ao jogo croata mais famoso de sempre. Desde logo é oportuno informar que joguei a versão HD que pelo que sei, é exactamente o mesmo jogo apenas com visuais mais pipi. E porque razão decidi jogar esta versão em vez da original? Apenas porque é a única que tenho, nada mais.

Mesmo tendo jogado apenas a demo sei bem que estilo de jogo Serious Sam é, um arena shooter cheio de comédia, gore e momentos completamente nonsense sem qualquer pitada de realismo. O seu lado muito self-aware tornam-no numa experiência muito refrescante porque nem por um segundo se leva a sério, o que é óptimo. Mas, depois das primeiras horas onde a acção se vai tornando cada vez mais louca e ridícula (há alturas em que lutamos contra centenas de inimigos) chega eventualmente uma altura em que se torna demasiado repetitivo, a tal ponto que já estava cansado de matar hordas e hordas de inimigos clones. É claramente um daqueles jogos que brilha forte mas rapidamente se torna quase invisível, pelo menos para mim.

Resumindo e concluindo, diverte nas primeiras horas, mas rapidamente se torna demasiado aborrecido tendo em conta o que a sua premissa dá a entender. De qualquer das formas fiquei com alguma vontade para jogar o Serious Sam 3 (já agora podem ver a análise do Hugo AQUI) infelizmente não tenho o Serious Sam 2 , mas se alguém mo quiser oferecer jogarei de bom grado lol

Sai do templ… do Pixelhunt com:

————————————————————————————————————————————

Closure [2012]

closure

Mais um dos milhentos indies na minha biblioteca, e mais um puzzle platformer que depois de Braid ficaram na moda.

À semelhança de tantos outros jogos do género, Closure funciona mais como uma prova de testes do que propriamente um jogo, ou seja apresenta-nos uma mecânica inovadora (e é mesmo, nunca vi nada assim) e basicamente monta uma série de níveis e puzzles à volta disso sem qualquer história ou fio condutor. Infelizmente é um padrão demasiado comum nestes jogos indie, o que é pena porque quase sempre dá para ver o enorme potencial que é desperdiçado.

Então e que mecânica é essa? Basicamente centra-se à volta da luz e da escuridão. Apenas as superfícies iluminadas são reais e palpáveis, a escuridão não existe e na pratica é apenas vazio. A piada da coisa é que todos os níveis são “maleáveis” porque podemos manipular a luz e assim criar os nossos próprios caminhos, é realmente uma mecânica inovadora e deliciosa. No entanto o resto do jogo não consegue crescer para além disso mesmo, limitando-se a ser apenas uma montra duma fantástica ideia.

O estilo visual é bastante interessante e faz lembrar o Limbo, mas há aqui uma atmosfera opressiva que se torna por vezes um pouco assustadora num nível subconsciente, não sei bem explicar o porquê, mas é perturbador saber que a escuridão é um vazio mortal e cada passo em falso é fatal.

Não posso dizer que tenho gostado lá muito, especialmente lá mais para o final quando comecei a ficar farto, mas acho que merece uma estrelinha pela sua magnifica e inovadora mecânica central.

Sai do templ… do PixelHunt com:


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: