Jagten – A Caça [2012]

The-Hunt

Ah aquela tremenda sensação de ver um filme do qual nada sei e ser constantemente surpreendido sem estar minimamente preparado. Adoro!

Isto vai ter spoilers, só me apercebi disso quando tinha o texto quase todo escrito, desculpem lá. Se como eu, não quiserem saber sequer a premissa do filme, então podem parar por aqui e direi só que é um excelente filme. Se já sabem qual a premissa e não quiserem saber mais detalhes então continuem a vosso risco. Jagten é basicamente uma clássica história de caça às bruxas, mas dentro de temáticas actuais. Mads Mikkelsen é Lucas, um professor que se vê acusado de abusos sexuais a uma criança e posteriormente torna-se num pária dentro da sua própria aldeia que não conseguem sequer colocar a hipótese de ele ser inocente.

Jagten foi dos filmes que mais me afectou emocionalmente nos últimos tempos, transmitiu-me sentimentos de raiva, frustração e revolta, no entanto nunca de forma fácil e barata. Na verdade o filme funcionou tão bem comigo porque consegue jogar de forma eximia com noções e estereótipos que são inerentes a qualquer ser humano e que, de certa forma, é difícil de colocar de parte. Este é um filme que não pretende ser ambíguo e nunca questiona ou faz-nos questionar a inocência de Lucas, no entanto inconscientemente eu estive sempre à espera (e com medo) que o mesmo não acontecesse. Mesmo sofrendo com a injustiça que ele estava a passar, por alguma razão nunca me senti completamente certo de que não estaria a ser enganado e isso diz muito nem tanto da minha natureza, mas do próprio ser humano. Sim, senti raiva e compaixão, mas na verdade eu estava mais perto dos habitantes da cidade do que gostaria de admitir. Será que fui o único que senti algum desconforto numa das cenas finais quando o Lucas pega a Klara ao colo? Eu sabia que ele era inocente e “sofri” ao lado dele o filme todo mas aquele bichinho da duvida e do medo de ser enganado estava sempre atrás da orelha. E o final do filme mostra exactamente isso, por mais que a inocência seja provada a duvida vai sempre ficar presente na vida de todos, o que é dolorosamente trágico.

Adorei o filme, performance memorável do Mads Mikkelsen que aos poucos se vai tornando num dos meus actores favoritos. Adorei a sua personagem, a forma contida e fria como reagiu a toda a situação e como aos poucos foi encaixando todos os golpes que recebia apenas para explodir na maravilhosa cena da igreja. Destaque também para a pequena actriz que fez de Klara, ultrapassa-me como pirralhos tão novos conseguem performances destas.

Filmaço, aconselhado!

Originalmente de 2012, estreou em Portugal em 2013.

Deixe uma Resposta

