Top 5 Filmes de 2013

Mais um ano se passou e chegámos aquela altura em que normalmente se fazem os tops da praxe. 2013 foi um ano especial, como deixei o meu trabalho no cinema o numero de filmes recentes que vi foram muito, muito poucos e quase ignorei o mercado independente, o que foi pena. Como tal, esta lista foi bem mais difícil de se fazer do que estava à espera, simplesmente porque não tinha filmes suficientemente bons para entrar num top destes. Portanto é precisamente essa a razão porque este é um top 5 em vez dum 10 como é tradição aqui no PixelHunt.

Agora que está tudo esclarecido, aqui estão os 5 filmes estreados em Portugal em 2013 que mais gostei de ver. Não são os melhores, são os meus favoritos. Podem ver, se quiserem, as minhas listas de 2009, 2010, 2011 e 2012


5 – Rush – Ron Howard

rushAdmito que este é um caso suspeito, como sabem sou um frenético admirador de Formula 1 e há muito que vinha apelando para que se adaptasse uma das centenas de fascinantes histórias reais que este desporto nos deu ao longo de mais de 60 anos. Foi bastante emocionante assistir a história do Niki e do James no grande ecrã e muito gratificante ver o interesse genuíno que causou nas pessoas que não se interessam pelo desporto.


4 – Django Unchained – Quentin Tarantino

djangoTarantino é Tarantino e qualquer filme dele é sempre do meu interesse. Na minha opinião é inferior ao Inglorious Basterds, mas isso não invalida que Django Unchained tenha sido um dos melhores filmes que vi em 2013, mesmo com um ultimo acto decididamente inferior aos dois iniciais.

O filme é originalmente de 2012, estreou cá apenas em 2013.


3 – Jagten – Thomas Vinterberg

jagtenVi-o há tão pouco tempo que provavelmente é injusto colocá-lo aqui tão alto, mas causou um impacto tão forte em mim ao ponto de despertar genuínas emoções e isso é sinal de que realmente gostei e merece os meus louvores. Um agradecimento ao Hélder do MovieWagon por mo recomendar!

O filme é originalmente de 2012, estreou cá apenas em 2013.


2 – Before Midnight – Richard Linklater

beforeSou um fã demasiado recente desta trilogia, como tal não posso falar em nostalgia nem em como cresci a ver a história de Jesse e Celine, mas não posso negar nem esconder que ver a troilogia de seguida foi o melhor momento cinematográfico do meu 2013.


1 – La Vie D’Adèle – Abdellatif Kechiche

adeleBatota? É uma entrada tardia no meu top originalmente liderado pelo Before Midnight, mas nunca me iria perdoar não o colocar aqui em primeiro lugar para a posterioridade. Uma palavra para o Gravity que acabou por sair do top, mas também não gostei assim tanto dele :p

E vocês? Que filmes escolheriam? Que filmes de 2013 me aconselham descobrir?

Deixe uma Resposta

