Proteus [2013]

proteus

Jogos como Dear Esther e Gone Home ajudaram a popularizar um sub-género muito em voga hoje em dia, falo de experiências narrativas indirectas que se apoiam na exploração e no ambiente. Proteus é um jogo que se insere neste grupo, no entanto, aplica uma roupagem um pouco diferente, claramente inspirada em jogos como Minecraft, com mundos gerados aleatoriamente que pedem muita exploração e resultam em narrativas emergentes.

Mas se os exemplos que dei foram enormes sucessos críticos e comerciais, Proteus tem passado um pouco debaixo do radar, porquê? Visualmente é bem interessante, com um estilo bem próprio e único, em termos sonoros é muito dinâmico de tal forma que a música vai-se moldando de acordo com a progressão do jogador. Estão a ver o design sonoro de Portal 2 que adicionava uns pequenos efeitos sonoros à musica? Proteus faz o mesmo numa escala ainda maior, é também muito interessante e criativo. prot

O problema é que… não há muito mais onde pegar para ser sincero. Gosto muito deste tipo de jogos e tentei gostar de Proteus mas a crua e fria verdade é que os mundos gerados são vazios, genéricos e não oferece qualquer razão para que o jogador os queira explorar. É certo que há passos a completar para passar os diversos “capítulos” (basicamente as quatro estações do ano) mas a recompensa é mínima. Nem sequer dá espaço de manobra para criar uma narrativa como Minecraft tão bem faz, estes mundos são demasiado inócuos, o que é uma pena porque belos lá isso são.

Claro que o facto de durar apenas meia hora também não ajuda, mas não o vou criticar por isso. Dear Esther e Thirty Flights of Loving também são pequenos e resultam na perfeição. Muito potencial desperdiçado, tentei gostar mas não é decididamente um jogo para mim.

Positivo:
+ Estilo visual
+ Design sonora

Negativo:
– Potencial desperdiçado
– Não… há nada para se fazer…
– Mundo vazio sem razões para ser explorado

Tempo de Jogo: 45 minutos
Completo: Terminei uma vez a “experiencia”

Sai do templ… do Pixelhunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: