12 Years a Slave – 12 Anos Escravo [2013]

twelve_years_a_slave_xlg

Como sabem tenho ido muito pouco ao cinema, de tal forma que aquando da cerimónia destes últimos Oscars só tinha visto…. dois filmes.

O 12 Years a Slave sempre esteve no meu radar, mas por uma ou outra razão fui adiando e adiando, contudo quando levou o prémio de melhor filme tive de fazer um “esforço” para o ver. Entra gente que gosto de ver e é realizado pelo Steve McQueen que fez o Shame que muito gostei, portanto acabou por não ser nenhum sacrifício.

Filmes sobre escravatura sofrem do mesmo dilema dos que retratam por exemplo o holocausto, é difícil sair de certas linhas morais que não dão muita liberdade a quem conta a historia, e 12 Years a Slave não é excepção. Podem esperar os habituais clichés típicos de obras que retratam esta temática, mas são clichés necessários para transpor toda a selvajaria da escravatura, selvajaria que hoje em dia (mesmo num mundo violento) nos parece pura ficção de tão absurdo que nos parece. Este é um filme violento e gráfico que não esconde nada portanto quem é mais susceptível deverá ir com algum cuidado.

No entanto a verdade é que a história em si já foi contada muitas vezes com uma outra variação, onde 12 Years a Slave se destaca é nas performances dos actores que acabam por elevar o filme da mediania. A meu ver a passagem dos 12 anos não é muito notória e no final do filme nunca tive a sensação que tinha passado tanto tempo, mais parecia que Solomon tinha estado preso algumas semanas.

12 Years a Slave sabe usar o choque da temática para revoltar e puxar a lágrima ao espectador, quase que diria que o faz de forma fácil e barata, mas estaria a ser demasiado injusto com um filme que de qualquer das formas sabe e consegue ser mais do que isso.

Filme originalmente de 2013, estreou em Portugal em 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: