Saints Row: The Third [2011]

sr3

Tenho andado de férias, portanto é altura ideal para começar a despachar jogos que tinha deixado a meio. Eu sou virgem de Saints Row, pouco ou nada conheço e, claro, nunca joguei nenhum deles. Então porque decidi começar no terceiro jogo perguntam vocês? Bom… é o único que tenho!

Mas a principal razão porque decidi finalmente jogá-lo depois de anos no meu backlog, deve-se ao seu co-op. É verdade, eu, um gajo que não gosta de multiplayer fui aliciado pelo chamariz do online. Na verdade é tudo uma consequência directa da experiência co-op que tive no Aliens: Colonial Marines, que até gostei (da cooperação, não do jogo lol) portanto decidi arriscar noutro jogo para ver se o bichinho continuava.

sriii

A verdade é que… nem por isso. É certo que é divertido q.b. jogado com um amigo, mas Saints Row: The Third desfruta-se melhor a solo, pelo menos para mim. Na verdade, custou-me bastante entrar no jogo durante as primeiras horas quando o joguei em co-op e só mais tarde quando me aventurei a solo é que o jogo começou a crescer, dei mais atenção à sua história completamente alucinada e à boa escrita cómica que Saints Row: The Third surpreendentemente tem. Eu já conhecia o tipo de jogo que é, e o seu  humor brejeiro portanto é natural que eu tivesse criado alguns preconceitos, contudo devo dizer que esse mesmo humor brejeiro é apresentado com uma certa qualidade. A escrita é genuinamente cómica, cheia de referencias e é muito, muito self aware, o que acabou por ser uma surpresa.

Já em relação ao jogo jogado as coisas não são tão surpreendentes, basicamente usa as típicas e habituais mecânicas deste tipo de jogo open world sandbox pós-GTA III. Saints Row: The Third é obviamente muito mais arcade e frenético que o habitual, aproximando-se mais dum Just Cause 2 do que por exemplo dum GTA IV, o que é óptimo para o estilo de jogo que pretende ser, mas não é por aí que se destaca do molhão de jogos que entram no mesmo saco. Se há algo que realmente o destaca para além da já referida vertente cómica, é o seu elevado nível de personalização desde personagens, roupas, veículos, etc. Há tantas opções e possibilidades para personalizar o jogo que às vezes se torna mesmo overwhelming. E a cereja no topo do bolo é a forma como o motor de jogo apresenta-nos essas mesmas personalizações nas cutscenes de forma harmoniosa, muito porreiro.

sriii2

Embora tenha uma dezena de fantásticas missões extremamente criativas, muitas delas não conseguem ser mais do que repetitivas e aborrecidas, especialmente aquelas que basicamente funcionam como tutoriais para os mini desafios espalhados pela cidade, que, honestamente, não me dei ao trabalho de os procurar. A cidade de Steelport tem o seu charme mas é decididamente pequena e sem dar por isso damo-nos conta de como estamos sempre a passar pelos mesmos locais. De resto, para além do modo campanha e dos inúmeros mini desafios que por lá encontram, encontrarão um outro modo de jogo, o … whored mode (humor brejeiro, eu avisei :p) que basicamente é… sim, um hord mode. Meh joga-se, mas a falta de leaderboards é gritante.

Mas no final das contas posso dizer que até gostei, após um inicio meio tremido consegui entrar no espírito da coisa e diverti-me. Será que foi o suficiente para ficar fã e ir descobrir os outros jogos da série? Se calhar não tanto, calma! lol

Positivo:
+ Humor, escrita cómica de qualidade.
+ Níveis de personalização.
+ Louco, frenético e despretensioso.
+ Algumas missões são incríveis…

Negativo:
– … mas a maior parte é bastante genérica.
– Cidade é demasiado pequena.
– Falta um leaderboard no whored mode.

Tempo de Jogo: 18 Horas
Completo: Singleplayer. Algum co-op.

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

