Island of Lost Souls – A Ilha das Almas Selvagens [1932]

island_of_lost_souls_xlg

Bem vindos a mais uma maratona Sci-fi! A edição desta ano começa com um clássico que também se pode classificar como terror. Provavelmente mais conhecido pelo nome do livro de H. G. Wells, A Ilha do Dr. MoreauIsland of Lost Souls foi uma das respostas da Paramount,  a par de Dr. Jekyll and Mr. Hyde, aos sucessos de terror da Universal. Mas se o filme de Rouben Mamoulian estava à frente do seu tempo este Island of Lost Souls é bem mais conservador e um claro espelho do seu tempo.

Honestamente aparte de alguns momentos esporádicos não posso dizer que tenha gostado. Está tão enraizado no seu tempo que se tornou complicado arranjar argumentos para manter o interesse ao longo de todo o filme. Felizmente o Dr. Moreau, aqui interpretado por Charles Laughton (sem duvida o ponto forte do filme) é um saco cheio de entretenimento. A sua interpretação é tão expressiva e over the top que é impossível não o ver sempre de sorriso na boca😀 Infelizmente o resto do elenco é extremamente cinzentão e o protagonista é muito preso e robótico.

Mas espera aí… o Bela Lugosi faz parte do elenco! É verdade! Infelizmente ele faz parte duma das criaturas e não tem tanto tempo de antena quanto desejado, mas quando aparece mostra bem a sua marca com os habituais discursos carregados, pausados e intensos: You made us… things! Not men! Not beasts! Part man… part beast! Things! 

 Todos conhecem a história das experiências do Dr. Moreau, é dos exemplos clássicos do “cientista louco com complexo de Deus” que merece ser castigado. E o momento do seu castigo é a melhor parte do filme, o clímax onde Moreau é perseguido pelas dezenas de criaturas que criou é bastante assustador se nos colocarmos na sua pele.

Não gostei muito mas foi um bom arranque de maratona. O próximo da lista é mais uma adaptação dum clássico de H. G. Wells, numa reinterpretação anti-comunista. É o War of the Worlds de 1953!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: