The War of the Worlds – A Guerra dos Mundos [1953]

The War Of The Worlds (1953) 1

Para segundo filme da maratona viajamos duas décadas em frente rumo a mais uma adaptação dum clássico de H. G. Wells.

Porventura o seu livro mais famoso, The War of the Worlds descreve uma invasão marciana a partir de relatos anónimos na Inglaterra vitoriana. Obviamente Hollywood adora adaptar as coisas para a sua realidade e em 1953 era impossível fugir à sombra da guerra fria. Assim, esta versão do clássico (arrisco dizer que é a versão mais reconhecida) tornou-se basicamente num espelho dos medos nucleares e comunistas dos EUA dos anos 50.

A meu ver, a par do excelente The Invasion of the Body Snatchers é o exemplo máximo dessa paranóia anti-comunista que se vivia na altura. É perfeitamente visível que os marcianos simbolizam na realidade os soviéticos e a invasão é um espelho dos receios de que o estilo de vida americano e os valores cristãos viessem a ser postos em causa pelos bolcheviques. Assim, a partir dum livro (que gostei de ler) que explorava temáticas cientificas e sociais dentro dum registo semi-realista quase jornalistico, sofre aqui uma lavagem americanizada quase evangélica, uma ode ao exército e religião como ultimos bastiões da americanidade.

Contudo, vendo-o superficialmente, esta versão de The War of the Worlds é bastante competente, especialmente no campo técnico, com efeitos que na altura certamente espantaram meio mundo. É uma pena que os míticos e icónicos tripods tenham sido substituídos por vulgares veículos levitadores (avermelhados, claro está) que aproveitavam a moda da altura à volta de electromagnetismos e tudo mais.

Devo dizer que não gostei da versão do Spielberg de 2005, mas a meu ver é a melhor, pelo menos das que vi. Portanto, se pretenderem uma adaptação americanizada (é uma história que resulta muito melhor num setting vitoriano, como o livro) optem pela do Spielberg. Se pretenderem um bom exemplo de sci-fi anti-comunista dos anos 50 optem pelo brilhante e já mencionado Invasion of the body Snatchers.

De ameaças cósmicas passaremos para ameaças subaquáticas com o próximo filme da lista, 20.000 Leagues Under the Sea!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: