20.000 Leagues Under the Sea – 20.000 Léguas Submarinas [1954]

10500249_1Mil perdoes pela longa pausa, consequências dos horários loucos no trabalho e consequente fatiga. Agora com algumas folgas as coisas vão andar a um bom ritmo, assim espero.

Terceiro filme da lista e mais uma adaptação dum mestre da ficção cientifica, desta vez o meu muito estimado Jules Verne. Curiosamente embora seja um dos meus autores favoritos e tenha lido diverso livros da sua autoria nunca li este, que é provavelmente o seu mais reconhecido! Claro que conheço a historia assim por alto, quem não conhece o capitão Nemo e o Nautilus? Porém, sempre foi um livro que por alguma razão me escapou.

Assim, é-me complicado falar sobre a fidelidade da adaptação, adaptação que vem nem mais nem menos que da Disney. E a influência dos estúdios do Mickey são bastante evidentes especialmente na boa disposição e no punhado de momentos musicais que o Kirk Douglas (aqui num registo mais leve e cómico que nos habituou) nos dá. Contudo há um lado mais sombrio em toda a aventura, lado esse encabeçado na sua totalidade pelo trágico capitão Nemo, de longe a melhor personagem no filme.

Esta foi uma grande produção para a época e em termos técnicos está 5 estrelas, especialmente na parte visual com algumas influencias steampunk e com sequências de cortar a respiração como na batalha contra a lula gigante. Contudo é certamente um filme demasiado longo para o historia que conta, as duas horas custaram um pouco a passar.

Se quiserem podem-no ver por exemplo AQUI, como disse é longo mas vale pelos aspectos técnicos e pelo capitão Nemo. Já amanha irei trazer mais um clássico dos anos 50, The Fly.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: