They Live – Eles Vivem [1988]

they_live_xlg

Entramos em plena década de 80 com um filme duma das figuras de proa do género nesta década. Falo de Carpenter e do seu They Live.

É claro que ele é mais conhecido pelo seu brilhante The Thing, mas They Live também conseguiu ganhar o seu espaço como filme de culto e é fácil de perceber porquê. É errado classifica-lo apenas de ficção cientifica porque é igualmente composto por doses semelhantes de acção e terror, tudo isto vestido por uma capa de critica e comentário social à decadência social urbana, temática muito em voga nos EUA dos anos 80.

They Live é como uma pequena montanha russa que tem dificuldades em saber o que quer ser, se inicialmente parece ser um filme sério sobre as dificuldades do sonho americano, rapidamente se transforma num mistério profundamente mergulhado numa criativa ficção cientifica e finalmente  termina com apoteóticas sequencias de tiroteio bem ao estilo dos anos 80. Não me fez confusão esta tripla personalidade mas acho que o filme como um todo perde um pouco por isso.

Mas não se desenganem, They Live é super divertido, pura diversão! A sequencia em que o protagonista se dá conta do mundo de mentiras em que todos vivemos é fantástica! Uma das melhores cenas desta maratona que estou a fazer.

É um filme que tem bem consciência das suas limitações e não tenta ser mais do que boa diversão com uma premissa muito interessante e provocadora. Sai daqui com um recomendado!

Comments
One Response to “They Live – Eles Vivem [1988]”
  1. Álvaro diz:

    Não sou fã de Carpenter mas não desgostei deste filme, não tanto pela parte de terror mas mais pelo o que representa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: