Beneath the Planet of the Apes – O Segredo do Planeta dos Macacos [1970]

936full-beneath-the-planet-of-the-apes-poster

Sabem o que estreia daqui umas semanas? O novo Planeta dos Macacos, e eu estou em pulgas! Finalmente um blockbuster este ano que vale a pena ir ver.

Sou um confesso admirador do filme original que tive a oportunidade de rever há coisa de dois meses durante a mais recente maratona Sci-Fi e também gostei bastante do reboot, não do do Tim Burton claro, mas o mais recente, o Rise of the Planet of the Apes. Contudo e curiosamente nunca me deu para ver as sequelas do original, portanto nada melhor que descobrir em antecipação deste novo filme as quatro sequelas dos anos 70.

O primeiro é este Beneath the Planet of the Apes. Digo desde já que não gostei lá muito, mas é deveras interessante e merece ser descoberto, mais não seja pelo seu corajoso final que obviamente não revelarei. É fácil dividi-lo em duas partes, a primeira decididamente desinteressante é quase um remake pobre do original com Brent (James Franciscus) a despenhar-se no planeta em busca de Taylor. Franciscus, não sei se involuntariamente, tenta ser mais Charlton Heston que o próprio Charlton Henston o que é hilariante, quando lá mais para o fim se encontram é uma completa explosão “Hestoniana” de testosterona e overacting que abala todo o filme😀

Bom, mas estava a falar das duas partes bastante distintas, se a primeira quase que segue a estrutura do original, quando Brent e Nova (está de regresso, caraças é lindíssima) entram no submundo (onde se encontram os destroços de Nova Iorque) o filme muda decididamente de tonalidade e torna-se um pouco mais interessante, se bem que muito pouco “planeta dos macacos”. A mensagem central do filme mudou um pouco e nota-se aqui uma forte influencia do anti-militarismo proveniente do medo nuclear que era muito vulgar no cinema dos anos 70, até encaixa bem tendo em conta os acontecimentos retratados no filme, mas honestamente sou de opinião que não é bem o que a série deveria ser.

Se isto fosse um jogo, diria que mais parece uma expansão do que propriamente uma sequela, joga demasiado pelo seguro ao ponto de se tornar quase desnecessário. Vale a pena ver por causa do final, mas tirando isso se calhar é melhor ficar mesmo pelo original.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: