The Stanley Parable [2013]

stanley

Há uns bons tempos falei-vos dum mod para o Half-Life 2 que me despertou o interesse, era um pouco fora do normal e brincava com as convenções estabelecidas da narrativa em videojogos. O nome era The Stanley Parable e terminei dizendo que à semelhança de Dear Esther, estava previsto um remake todo pipi.

Pois bem, aqui está ele! Na verdade já saiu no ano passado mas só agora o encontrei a um preço decente. Tal como disse no meu texto sobre o mod, o melhor é não entrar muito a fundo sobre o que consiste The Stanley Parable porque a piada está em ir completamente cego, mas vou recuperar algumas noções que tinha escrito antes.

The Stanley Parable apresenta-nos temáticas claras centradas na ilusão de escolhas e consequências e na ausência de livre arbítrio em videojogos. Aborda algumas questões interessantes que para além de serem abordagens relevantes em relação ao design de videojogos e ao papel da narrativa neste meio, são também questões filosóficas pertinentes.

Eu sei que é uma definição muito vaga, mas acreditem que de outra forma iria estar a estragar a experiência. É certo que é apelidado por muitos como um walking simulator bem ao estilo de Dear Esther e Gone Home, mas eu sei que vocês são pessoas de mente aberta e não entram nesses preconceitos, caso contrário não seriam meus leitores😀 Mas a sério, esta é uma experiência relevante para quem se interessa pelo papel da narrativa e está cheio de momentos cómicos e quebras da 4ª parede.

TSP

Se o mod era pobre em termos técnicos, este remake é muito, mas muito mais apelativo, contudo não esperem um grande portento visual, é competente mas não chega ao ponto que Dear Esther conseguiu espremer do motor Source. A parte sonora é completamente dominada, como seria de esperar, pelo brilhante narrador que me parece o mesmo do mod. Ele tem muito mais falas aqui o que é normal porque esta versão apresenta uma série de novos caminhos e desfechos que o não existiam no mod.

Está carote tendo em conta o que é (e por isso demorei tanto a compra-lo) por isso não o aconselho para quem não liga muito a este tipo de experiências, mas se tiverem uma mente aberta e sentido de humor então força! Não se arrependerão.

 Positivo:

+ Upgrade visual
+ O narrador
+ Sentido de humor

Negativo:
– Bom… não há propriamente gameplay.

Tempo de Jogo: 3 Horas
Completo: 100%. Todos os finais.

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: