Conquest of the Planet of the Apes – Conquista do Planeta dos Macacos [1972]

conquest_of_the_planet_of_the_apes_DOM_styleB_HP01854_L

Mais uma das sequelas do Planet of the Apes, desta vez temos a conquista. Os títulos vão ficando cada vez maiores lol

Depois do cliffhanger do filme anterior seria impossível resistir a mais um, por esta altura eles andavam a fazer um filme por ano o que em retrospectiva é algo incrível! A série devia ser tremendamente popular naquele período.

 Os outros já faziam o mesmo, mas este grita anos 70 por todos os lados, desde o típico look cheio de cores até à banda sonora cheia de sintetizadores, mas o mais curioso é que este passa-se durante os anos 90. Os futuros idealizados pelo pessoal dos anos 70 era sempre o mesmo, gosto muito de ver as dificuldades que eles tinham em idealizar algo mais arrojado.

Bom, mas em relação ao filme em si, acho que é a minha sequela favorita até agora, de certa forma quase que poderemos considerar o The Rise of the Planet of the Apes de 2011 como um remake deste. Em ambos os filmes seguimos César, um macaco que usa a sua inteligência para liderar a revolta dos símios que futuramente dará origem à inversão de papeis entre símios e humanos do filme original. Claro que a forma como César obtém inteligência e a usa para iniciar essa revolta é bastante diferente mas na prática é a mesma história.

Há uma clara mensagem racial não fosse este um filme dos anos 70. Se Beneath the Planets of the Apes era na sua essência um reflexo dos medos nucleares da guerra fria, Conquest of the Planet of the Apes reflecte todas as tensões raciais que se vivia na altura nos EUA. O paralelismo entre a opressão sobre os símios e as minorias raciais é óbvia. E a coisa acaba por funcionar bem.

Uma palavra para o fantástico discurso final do César, duro, autoritário e sem mostrar qualquer desejo de reconciliação. É um final pesado e negro, um final ao nível do que a série já me habituou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: