Battle for the Planet of the Apes – Batalha pelo Planeta dos Macacos [1973]

battle_for_the_planet_of_the_apes_xlgE cá está! O desfecho definitivo da série original do Planet of the Apes. Foram cinco filmes em seis anos, incrível!

Neste derradeiro capitulo voltamos a seguir César após a revolta do filme anterior, já depois da quase extinção humana devido ao apocalipse nuclear. No filme anterior fez-me um pouco de confusão como todo o processo se desenvolveu num pequeno micro-cosmos ignorando o resto do mundo, mas aqui o caso ainda é mais gritante. O destino da Terra decide-se apenas ali numa cidade entre meia dúzia de intervenientes, o que torna as coisas um pouco difíceis de levar a sério. Também me fez confusão a mudança de mentalidade do César que após o seu brilhante discurso em Conquest of the Planet of the Apes decidiu que era melhor tentar viver em harmonia com os humanos, contudo pelo que tive a ler, o filme que saiu nos cinemas na altura tinha novas falas adicionadas ao seu discurso original, apontando precisamente para um caminho de reconciliação.

Basicamente todo o filme é um confronto entre os macacos e os humanos sobreviventes (que já começam a mostrar sinais se virem a ser os humanos de Beneath the Planet of the Apes) e a preparação do cenário visto no filme original. Tenho que admitir que este Battle for the Planet of the Apes custou um bocado a ver, foi de longe o que menos gostei, o que é pena porque a premissa tinha algum potencial. No entanto é difícil de deixar passar os baixíssimos valores de produção, reflexo provável da redução de orçamento, que lhe dá um ar de filme de TV. É um desfecho simpático mas é também o mais fraquinho dos cinco filmes.

Comments
2 Responses to “Battle for the Planet of the Apes – Batalha pelo Planeta dos Macacos [1973]”
  1. Engraçado como estes 2 últimos filmes acabam por ser refeitos com as mesmas histórias, mas com catalizadores completamente diferentes em Rise e Dawn. Estou a gostar mais desta onda de re-interpretações do material original (Rise, Dawn, e um pouco por extensão os novos Star Trek, Jurassic World e o próximo Terminator) do que os típicos remakes que já estavam mais que gastos.

    Estou muito curioso para ver no que vai dar isto🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: