Assassin’s Creed 3 [2012]

asscreed3

Tenho uma estranha relação de amor/ódio com a série Assassin’s Creed. Honestamente não gosto muito de jogá-los, o gameplay não é de todo do meu agrado, aborreço-me facilmente e simplesmente não é suficientemente empolgante para mim. O “problema” é que amo História e, sejamos sinceros, não há jogos históricos, simplesmente não há (vamos excluir jogos de estratégia) e nesse campo Assassin’s Creed é um autêntico farol na industria.

Portanto, digo já que adorei descobrir a América do século XVIII, a revolução americana, as figuras históricas e a assombrosa atenção ao detalhe que a série já me habituou. É delicioso ver jogos desta dimensão a investir tanto em pesquisa histórica. O problema é que em tudo o resto Assassin’s Creed 3 falha como gente grande.

Todos conhecemos as habituais falhas da série. A narrativa em redor do Desmond, dos deuses e do fim do mundo é duma patetice atroz, o combate é overpowered e está partido de raiz, as missões secundárias são repetitivas, o sistema de parkour tem sérias falhas ao nível de detecção com o ambiente e por aí fora. São falhas que já vêm de quatro jogos e nunca são resolvidos, aliás neste jogo pioraram. Para agravar a situação Assassin’s Creed 3 adiciona mais alguns pecados à triste figura. Nem sem bem por onde começar para sincero.

asscreed3a

Tutoriais. Eles são óptimos para ajudar o jogador a ambientar-se nas mecânicas de jogo. mas não posso andar a seguir tutoriais à 10º hora de jogo… pior, não posso andar a fazer tutoriais de mecânicas que nunca usarei para além desse mesmo tutorial (nunca usei a caça. Nunca.). Assassin’s Creed 3 é uma gigantesca manta de retalhos de mecânicas irrelevantes e escusadas com tutoriais que retiram qualquer liberdade ao jogador de executar tarefas de forma intuitiva.

Narrativa. Ezio era um espectáculo. Ele segurou os três jogos que protagonizou, era um excelente herói, bem escrito com claras motivações e um desenvolvimento e progressão bem estruturados. Connor não é. À semelhança do jogo, ele é uma manta de retalhos, uma colagem de ideias e momentos que pouco sentido faz como um todo. O mesmo tenho que dizer da história. Mais uma colagem de cenas historicamente relevantes que como um todo não funciona.

Level design. Se bem se recordam, o Assassin’s Creed original era um jogo essencialmente aberto que dava liberdade ao jogador para abordar os objectivos como bem entendesse. O jogo perdeu-se nessa mesma liberdade, faltava-lhe um foco. À medida que a série foi progredindo, cada jogo foi perdendo mais e mais essa abertura, preferindo centrar-se numa linearidade mais focada (que até me agradou quando usada com moderação). Chegados ao quinto jogo temos aqui algo que excluindo os momentos de caça a achievements e coleccionáveis, nos espartilha em mini cenas lineares com quase total ausência de liberdade. Chega a ser constrangedor ver mini sequências de segundos em que nos limitamos a andar em frente num corredor. É tudo tão artificial e limitador que nem parece um Assassin’s Creed.

asscreed3b

Há muito mais para falar, infelizmente poucos são os aspectos redentores que me levem a adoptar um discurso mais positivo. Suportei as 20 horas de jogo apenas e só por causa dos maravilhosos detalhes e representações históricas. Mais nada.

Assassin’s Creed 3 é a figura de proa do clássico produto cinzentão multimilionário, sem alma, sem amor, feito por centenas de indivíduos numa linha de montagem. É um produto feito exclusivamente para fazer dinheiro sem a mínima pretensão artística, e que, honestamente, cada vez menos tenho vontade de perder o meu tempo. Ai se não fosse o meu amor pela História…

Positivo:
+ Detalhes históricos
+ Visuais
+ Sequências no alto mar

Negativo:
– Os problemas de raiz que já vêm do passado.
– Manta de retalhos
– Tutoriais
Level design
– Falta-lhe alma

Tempo de Jogo: 21 Horas
Completo: Singleplayer

Sai do templ… do Pixelhunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: