M – Matou [1931]

m1

Boa dia pessoal! A 5ª edição da Maratona Terror tem hoje inicio, tal como prometido, com o alemão M.

Embora já o conhecesse, nunca o tinha visto e ainda bem que o fiz porque foi uma boa descoberta, digo desde já que gostei bastante. Basicamente, M é uma história sobre a caça a um serial killer que tem vindo a matar crianças em Berlim dos anos 30, só por aí dá para ter uma noção de como o filme foi polémico na altura. Mesmo hoje em dia o assassínio de crianças é um pouco tabu no cinema, quanto mais nos anos 30, ainda por cima quando, como aqui, há uma conotação sexual nos crimes. É fácil perceber porque é considerado terror, mesmo que nada nos seja mostrado.

Numa década em que nos EUA a Universal ia fazer milhões com os seus monstros como Dracula, Frankenstein, a Mumia e por aí fora, Fritz Lang mostrou-nos outro tipo de monstro, o humano, o real, que anda nas nossas ruas no dia a dia. É uma deliciosa oposição entre duas culturas distintas, separadas pelo Atlântico e um retrato natural da Alemanha da republica de Weimar. Um período fascinante que a meu ver é negligentemente retratada nas artes e entretenimento, já que está historicamente espremida pelo período inter-imperial alemão.

Hans Beckert (interpretado por Peter Lorr que futuramente iria fazer carreira em Hollywood) é o monstro pedófilo de M, contudo em mais um twist de Fritz Lang, ele é retratado como um homem doente, dividido e afligido pelos impulsos da sua doença. Estranhamente ele consegue transmitir essa compaixão, o que é surpreendente para a altura em que a compreensão da psicologia humana não era tão avançada.

Bom inicio de maratona, gostei sai daqui com um recomendado. Se quiserem ver o filme podem-no fazer AQUI. O próximo da lista é o americano The Old Dark House com o Boris Karloff.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: