The Old Dark House [1932]

the-old-dark-house-movie-poster-1932-1020143314

Dia 5, segundo filme… começo a ficar atrasado!

Depois de M, um filme que de certa forma estava à frente do seu tempo, cruzamos o atlântico para um filme de “casa assombrada” cujas fundações estão bem enraizadas no terror clássico. Depois do mega sucesso de Frankenstein, James Whale e a sua equipa receberam a missão de rapidamente fazer um novo filme, e este The Old Dark House foi o resultado. Se Frankenstein foi uma obra prima, em muito ajudado pelo argumento adaptado do romance da Mary Shelley, The Old Dark House rapidamente de esbarra no chão, precisamente por causa do seu argumento, ele é tão ineficaz e frágil que nem a mestria do James Whale e do seu elenco o consegue salvar.

Há alguma comédia negra, um pouco a desvendar o que esta equipa faria três anos mais tarde em Bride of Frankenstein, contudo nem sempre me pareceu que fosse intencional, sendo que há aqui muita coisa pateta que não percebo bem o seu sentido, tipo um casal que se apaixona em duas horas e marcam casamento na manhã seguinte e um vilão que não é mais que um pirómano idoso louco. Boris Karloff regressa como vilão mudo secundário, contudo aqui ele é abafado por um bom elenco de personagens interessantes e não tem muito espaço para brilhar.

Honestamente não gostei e acho que rapidamente o esquecerei, mas é interessante para quem aprecia um bom ambiente gótico clássico. Podem-no ver ali abaixo se ficaram interessados. Para amanhã (ou assim) temos mais Boris Karloff, agora acompanhado por Bela Lugosi em The Body Snatcher.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: