Batman: Arkham Origins [2013]

batman

Ah olha! É aquele Batman feito às três pancadas para nos extorquir mais uns trocos. Nunca vou gastar dinheiro nisto! Oh…

Sim comprei-o. Honestamente o meu plano era saltar este novo Batman basicamente por causa da má recepção que teve durante o seu lançamento, mas também porque sempre me pareceu uma entrada escusada na série, nem sequer era uma produção da Rocksteady (este é da Warner Bros Games Montreal).

Posso concordar que de facto é um jogo que não faz grande falta, é uma prequela dos magníficos jogos da Rocksteady e é claramente um produto para a Warner espremer mais uns trocos enquanto não sai o Arkham Knight que será a real sequela de Arkham City. Mas também não é menos verdade que… gostei! Eu adoro a jogabilidade e mecânicas da série, portanto estaria a ser hipócrita ao critica-lo negativamente como tantos o fizeram no ano passado. De certa forma fez-me um pouco lembrar o que senti com o Assassin’s Creed Revelations. Sim, é claramente um cash grab, sim é um jogo escusado, mas gostei. E quanto a isso não há muito a fazer.

oranges

 Arkham Asylum e Arkham City embora fossem bastante semelhantes na sua raiz, eram bastante distintos na forma como se apresentavam ao jogador. O original era bastante focado numa progressão semi-linear muito ao estilo dos “metroidvanias”, já a sua sequela não teve medo em partir para uma liberdade open world quase anárquica (sempre pontuada por sequências lineares, como o seu predecessor). Origins é quase como um misto das duas filosofias, sim tem um pouco do open world de City, mas a sua base é estritamente linear, talvez ainda mais que Asylum. E gostei disso. O revés da medalha é que Origins não consegue realmente brilhar em nenhuma das duas áreas. E essa até é uma boa definição para o jogo em si. Sim, é extremamente competente, bom até, mas em nada consegue ser exímio e isso infelizmente não é suficiente para continuar a elevar a chama dos seus antecessores. Mas, a bem da verdade nunca foi esperado que o fizesse, desde cedo todos percebemos que Arkham Origins não tinha essa função, ele deve ser visto mais como um projecto paralelo do que uma real sequela.

Bom, mas voltando ao jogo em si, a jogabilidade permanece quase inalterada e ainda bem. Como apreciador da série Batman foi muito bom poder regressar ao mesmo universo e às mesmas mecânicas. As novidades são quase nulas, mas há uma bastante interessante que permite reconstruir cenas de crimes através das pistas deixadas pelos intervenientes. É uma boa ideia não fosse Batman um detective, contudo não deixa de ser verdade que a sua execução é um pouco simplista de mais.

oranges2

A história começa um pouco lenta e sem grande interesse já que a acção decorre nos primeiros tempo em que o Bruce decide vestir a capa de vigilante, mas aos poucos e com alguns twists (extremamente previsíveis) a coisa até vai ao lugar e é sempre curioso ver a dualidade entre o Batman e o Joker (ups… spoilers). No final, contudo, as coisas voltam a perder algum gás mas as histórias de origem e os cameos valem quase sempre a pena. Infelizmente Kevin Conroy, Mark Hamill e companhia não regressaram para as vozes, mas os substitutos até dão conta do recado se bem que o novo Batman é claramente a voz do Ezio lol.

Não sei que mais dizer. Muito basicamente se gostaram das mecânicas dos outros dois Batman e querem mais, então força, não há muito que enganar. Nunca consegue atingir os mesmos níveis de brilhantismo mas também poucas coisas o fazem.

Positivo:
+ A jogabilidade base é a mesma.
+ Uma aventura mais focada que o seu antecessor.
+ Gostei de ver as origens de algumas personagens.

Negativo:
– Pouquíssimas novidades ou melhoramentos.
– Os coleccionáveis tornaram-se aborrecidos.
– Ausência das vozes originais.

Tempo de Jogo: 14 Horas
Completo: Singleplayer

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: