House on Haunted Hill [1959]

house_on_haunted_hill_xlg

Perdoem-me a longa pausa, estou de regresso para o quarto filme desta maratona, House on Haunted Hill o único dos anos 50.

Eu gosto do subgénero das casas assombradas, já falei duma série de bons filmes como The Haunting, The Innocents e outros não tão bons como The Uninvited ou o The Old Dark House. Bons ou maus todos eles partilham uma excelente atmosfera clássica, algo que House on Haunted Hill não se pode gabar. O seu look reflecte mais as artificialidades das casas assombradas das feiras populares (literalmente a ver-se os fios e cabos) e não o lado gótico das histórias vitorianas. E não há nada de errado com isso, é uma opção válida e vai exactamente ao encontro da temática do filme, temática essa centrada na mentira e no engano. Esta casa é uma espectáculo de diversões para assustar o espectador e os protagonistas e visto por esse prisma até acaba por se sair bem.

Já aqui falei de alguns mestres do terror como Lugosi e Karloff, e aqui está mais um, Vincent Price. E tenho mesmo que falar nele porque o actor britânico é de longe o melhor do filme. A sua extravagante teatralidade torna-o perfeito para dar a cara a um filme destes, ele esta aqui pelo espectáculo, tal como a casa em si e o factor campy explode que é uma coisa doida.

Se o virem como uma cómica janela para o terror dos anos 50 House on Haunted Hill até pode valer a pena, esperem uma autentica montanha russa de sustos baratos e artificiais mas nada mais que isso. E claro, a espectacular voz de Vincent Price é sempre um bom cartão de visita. Podem-no ver por exemplo AQUI se não tiverem tempo para andar à procura.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: