La Maschera del Demonio – A Máscara do Demónio [1960]

black-sunday-aka-le-masque-du-demon-everett

 

No quinto filme da maratona terror viajamos para a Itália, para o primeiro filme do lendário Mario Bava, La Maschera del Demonio.

Bom, na verdade viajamos para o leste europeu, curiosamente foi decidido colocar a acção na Moldávia do século XIX, uma escolha estranha mas que emprega uma forte personalidade ao filme, que está carregado de influencias eslávicas e ortodoxas, algo refrescante no cinema de terror. Pois bem, em La Maschera del Demonio seguimos a história duma bruxa ao qual lhe foi colocada uma máscara para matar, no entanto, e não fosse este um filme de terror, 200 anos mais tarde ela regressa à vida para se vingar.

É uma premissa já muito batida, mas o que o torna especial é a encruzilhada temporal em que se meteu. Lançado em 1960, uma década de transição, La Maschera del Demonio é um filme de duas caras, se em termos estruturais e cénicos é claramente influenciado pelo cinema gótico clássico dos anos 30, visualmente e tecnicamente mostra já traços do vanguardismo que a década iria trazer (também com Mario Bava), um pouco à semelhança do que a Hammer Films já andava a fazer em terras de sua majestade.

Excelente ambiente gótico clássico, algum gore para a época e a hipnótica e bela Barbara Steele são boas razões para descobrir este La Maschera del Demonio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: