Halloween – O Regresso do Mal [1978]

halloween-761867

O filme mais icónico desta data festiva, de tal forma que partilham o mesmo nome. Já o tinha visto em canalha e como tal, muita coisa já se tinha evaporado da memória. Por alguma razão até confundia cenas da sequela com o original.

Este é provavelmente o melhor exemplo dum slasher clássico e foi daqui que muitas das regras e clichés usados daí em diante viriam a surgir. Antes de Halloween o subgénero dos slashers resumia-se basicamente às suas influências tipo Psycho, Black Christmas ou The Texas Chainsaw Massacre, foi só aqui que muitas coisas que damos por garantidas, como um psicopata mascarado imparável, o sexo como sinónimo de morte, a heroína virginal ou as falsas mortes do vilão acabaram por surgir, ou pelo menos onde se juntaram.

Honestamente não sou dos maiores fãs dos slasher clássicos, nunca fui à bola com nenhuma destas séries (prefiro muito mais a variante Italiana do giallo) portanto o Halloween também não é propriamente um filme que possa dizer que goste, contudo devo dizer que o relativo realismo, a atmosfera suburbana e festiva da data (com todas as tradições americanas que associamos ao dia das bruxas) dá um charme ao filme que um Nightmare on Elm Street, Friday 13th, Scream e por aí fora não têm.

De qualquer das formas foi porreiro revê-lo todos estes anos mais tarde. Para amanha mais um filme que grita anos 70 por todo o lado, When a Stranger Calls.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: