Day of the Dead – O Dia dos Mortos [1985]

day_of_the_dead

Abandonamos a década de 80 com a terceira parte da série Dead do George Romero, Day of the Dead.

Já falei um pouco sobre The Night of the Living Dead e Dawn of the Dead que são possivelmente dos melhores filmes de zombies, pelo menos os mais influentes. Dar seguimento a uma legado destes é assustador, e embora Day of the Dead não consiga criar o mesmo impacto, não acho que se deva sentir envergonhado, bem pelo contrário, na minha opinião está lá em cima com eles.

Este terceiro filme, à semelhança dos anteriores, continua a mostrar uma pequena janela para a evolução do cataclismo no mundo (por esta altura está certamente fora do controlo) mas foca-se inteiramente num pequeno grupo de sobreviventes que tenta sobreviver a todo o custo. Desta vez seguimos um grupo de soldados e cientistas que se refugiaram numa base subterrânea com o intuito de estudar melhor o que acontece às pessoas depois de se transformarem em zombies. Day of the Dead toca ao de leve em outros subgéneros, criando uma colagem bastante próxima com Frankenstein (até é a alcunha dum dos cientistas) incluindo experiências eticamente duvidosas e “complexos de Deus”.

Acho que o ponto alto do filme para além do delicioso overacting de Joseph Pilato e dos efeitos especiais de Tom Savini é o zombie “inteligente” Bub. Ele tem uma personalidade e maneirismos que lhe dão uma individualidade rara no género. É certo que a ideia de zombies domesticados pode ser difícil de engolir (este tema foi mais aprofundado no desapontante Survival of the Dead também do Romero) mas para quem tiver uma mente mais aberta acho que até resulta bem.

Bom filme que encerra com chave de ouro uma trilogia (ignorem os dois seguintes) essencial para quem quiser conhecer alguma coisa sobre zombies.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: