Opera – Terror na Opera [1987]

opera-1

Como é tradição nas maratonas de terror do PixelHunt, Dario Argento está mais uma vez presente, desta vez com Opera.

Não é segredo para ninguem que sou fã dos seus filmes e Profondo Rosso um dos meus filmes favoritos, mas sei reconhecer que a formula usada ao longo da sua filmografia não é das mais criativas . Ele sabe bem o que resulta e como seguidor da máxima “equipa que ganha não se mexe” quase todos os seus filmes seguem sempre as mesmas características, isto levou a que na fase descendente da sua carreira, muitos dos seus filmes começaram a ganhar aquele… cheiro a mofo…

Opera é um bom exemplo disso, duas décadas depois de L’uccello dalle piume di cristallo, Opera continua a nos mostrar o vilão de luva preta em POV, mortes teatrais, e toda uma estrutura que em nada mostra evolução. Como fã, é óbvio que não me importo de ver mais do mesmo, mas honestamente esperaria algo mais do que simples mudanças de capa.

Bom, mas falando do filme em si (que nunca tinha visto) desde logo devo dizer que é longo demais para o filme que é, e isso nota-se bem em muita da palha que em nada engrandece a obra, ainda por cima é tudo suportado por um argumento de extrema simplicidade que em muito de desiludiu. Em contrapartida se há algo que nunca me desilude em Argento são as mortes e a criatividade que ele coloca em todo o processo. A ideia das agulhas nos olhos são tremendamente desconfortáveis, e fez-me contorcer na cadeira de forma dolorosa😀 Também o uso da musica, como habitual, está bem empregue, com uma óbvia sobreposição entre a musica clássica e o metal pesado das mortes. Contudo, e infelizmente não é o suficiente para elevar Opera para junto dos clássicos do Argento.

Ainda hoje postarei a minha análise ao Coreano Pon, eu sei que já é dia 1 (dia de todos os santos, ou dia dos mortos lá para os Méxicos) mas ando sem tempo! Ah e ontem que foi Halloween, tivemos uma boa noticia, a nossa maratona terror foi nomeada para a categoria de melhor rubrica nos TCN Blog Awards. Já vos falarei sobre isso amanhã ou assim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: