Martyrs – Mártires [2008]

martyrs_xlg

Encerramos a 5ª edição da maratona terror do PixelHunt dois dias mais tarde que o planeado, e fi-lo com o filme mais desconfortável da lista, de longe.

Não gosto de torture exploitation, é um tipo de terror que pouco me diz, gosto de subtileza e de imaginar o que não me é mostrado. Não deixa de ser verdade que quando é bem feito, consegue criar um desconforto imediato em mim que tenho de louvar. Repito, se for bem feito! Saw, Hostel e companhia não são o caso.

Mas o francês Martyrs é bom e percebe imediatamente como manipular o espectador, mesmo usando e abusando de imagens gráficas e chocantes. No entanto, os dois primeiros actos, que são longos, não abusam desse grafismo e até prefere criar uma série de set pieces inteligentes que resultam num desconforto não… físico, mas psicológico. É só no desgastante  3º acto que Martyrs explode para um terrível pesadelo niilista duma brutalidade tal, que começa a afectar fisicamente. O filme precisa desse desfecho e faz sentido vermos Anna passar pelo que passa, mas foi a parte que menos gostei. Será essa exploração necessária? Talvez, mas temo que este tipo de choque imediatista não seja para mim.

É uma montanha russa de emoções mas sempre em descida. Não há raios de luz e esperança, não há qualquer réstia de salvação, só escuridão e dor, só resignação e tal como Anna somos obrigados a resignar-nos. Mesmo não tendo sido completamente do meu agrado, afectou-me e acabou por ser um dos melhores filmes desta maratona. Recomendo para quem não se importar de se deprimir.

Deixe uma Resposta

