Interstellar [2014]

interstellar

Christopher Nolan está de volta à ficção cientifica depois do meu mui estimado Inception (tenho que ter cuidado, hoje em dia não é fixe gostar do Inception).

Interstellar tenta cair mais na ciência que na ficção de Inception, mas temo que falhe mais do que Nolan inicialmente pretenderia. Quer dizer, não há mal nenhum um filme sci-fi não ser 100% factual, aliás até é melhor ter elementos ficcionais, mas tendo em conta o tom do filme e a seriedade de toda a pesquisa cientifica, os momentos menos credíveis… parecem destoar mais. Estou obviamente a falar do 3º acto que entra em potência máxima numa fantasia cientifico-filosófica que… não sei. Acho que lhe falta a ambiguidade de 2001: A Space Odyssey que é claramente uma das maiores influências, a bem da verdade uma boa porção de Interstellar é quase um remake da viagem de David Bowman.

Contudo não pensem que estou a manda-lo abaixo, muito honestamente gostei e as 3 horas passaram num ápice. Acho que lhe faltou aquele centímetro final para criar um verdadeiro impacto em mim de forma a torna-lo especial. Inception, The Prestige e Memento ficaram comigo semanas e meses depois de o ver, Interstellar ficou na sala de cinema, a tal ponto que até quase esquecia de vir aqui escrever.

Basicamente podem encontrar uma boa fotografia, musica arrepiante, sólida direcção, boas interpretações, mas um argumento que não consegue estar à altura. A meu ver há demasiados saltos entre as duas linhas narrativas, sendo que uma delas não é assim tão interessante. E a que é (a acção no espaço) não consegue transmitir o isolamento e os perigos do espaço como 2001 e Gravity (atenção que acho… que gostei mais de Interstellar do que Gravity. Acho.).

Assim, o que resta é um bom filme que quer e pensa ter muito coração, mas na realidade é mais tipo um lindíssimo pacemaker.

Comments
One Response to “Interstellar [2014]”
  1. Marcos diz:

    Olá Berto,

    Sou leitor do PixelHunt e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema – o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que vocês também passassem a publicar seus textos no Cinema Total – assim vocês também atingem o público que acessa o Cinema Total e não conhece o PixelHunt.

    Se vocês gostarem do site, também peço que coloquem um link para ele no PixelHunt.

    Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

    Um abraço,

    Marcos
    http://www.cinematotal.com
    marcos@cinematotal.com

Deixe uma Resposta

