The Walking Dead Season 2 [2014]

walking-dead

Não é todos os dias que tenho a possibilidade de jogar a sequela dum dos meus jogos do ano. Neste caso a sequela do meu GOTY de 2012, The Walking Dead.

Pois, consegui ter a paciência e força de vontade para ignorar os episódios desta season 2 à medida que foram lançados e esperar que toda a temporada estivesse a 5€ para jogar tudo de seguida. E ainda bem que o fiz porque esperar entre episódios iria ser extenuante.

Está Walking Dead Season 2 ao nível do seu antecessor? A resposta é fácil e clara: Não. É uma má sequela? Também não.

clem

Na verdade e sendo muito honesto, é uma melhor sequela do que alguma vez imaginei que pudesse vir a ser. The Walking Dead era a história de Lee e embora Clementine fosse um dos pilares, especialmente na forma como servia de compasso moral para o jogador, nunca tive muitas esperanças que as coisas funcionassem com ela sendo a única protagonista. Mas a verdade é que funciona. Clem é obrigada a crescer pelas circunstancias do mundo onde vive e esse crescimento, de criança indefesa para pré-adolescente, está representada de forma admirável. Clem é a criança mais bem retratada que já vi num jogo, especialmente o seu crescimento e aprendizagens. O “buraco” deixado pela ausência de Lee é enorme de inicio, mas rapidamente Clem cresce como personagem e substitui-o sem quaisquer falhas. É um testamento à qualidade da escrita e ao voice acting.

A ausência de gameplay clássico foi uma das maiores criticas que o jogo original recebeu, muitos reduziram-no a filme interactivo e esta 2ª temporada prefere entrar ainda mais nessa reduzida interactividade. Já nem encontramos os rudimentares puzzles do seu predecessor, The Walking Dead Season 2 é, sem quaisquer preconceitos, um simulador de escolhas e diálogos e fica-se por aí. É de louvar que tenham seguido o seu caminho sem dar ouvidos às criticas, mas não deixa de ser verdade que reflecte uma tremenda falta de ambição ao não querer sair da zona de conforto um milímetro que seja.

clem2

E acho que é por isso mesmo que esta 2ª temporada não teve nem de perto nem de longe o mesmo impacto critico e popular quanto o primeiro jogo. Passou quase despercebido e acho que essa falta de ambição (técnicos e artísticos) é uma das explicações possíveis. Honestamente acho um pouco injusto que tenha passado ao lado de tanta gente, é certo que fica aquém do original, mas findos os 5 episodios fiquei genuinamente contente com o que tinha jogado.

A herança que recebeu era enorme e tinha tudo para se espalhar ao comprido, mas não o fez. Honestamente sinto-me mais ansioso por ver o que vem aí na vida da jovem Clementine do que me senti no final do primeiro jogo.

 Positivo:
+ A história continua empolgante.
+ Escolhas e twists do camandro.

Negativo:
– Uma interactividade cada vez mais reduzida.

Tempo de Jogo: 9 Horas
Completo: 100%

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: