Top 5 Videojogos 2014

Mais um ano se passou e mais um ano em que não joguei tanto como gostaria. Menos ainda se considerarmos jogos lançados em 2014, portanto à semelhança do ano transacto, este será apenas um top 5. Foi fácil escolhe-los já que apenas joguei 6 jogos, mas ordená-los foi um trabalho hercúleo. Não houve um que se tenha claramente destacado como o melhor à semelhança dos anos anteriores, todos eles foram bastante bons e equiparáveis entre eles em termos qualitativos.

Portanto, a questão aqui prende-se mais no impacto pessoal que tiveram em mim, no que envelhecerá melhor no futuro, o que arriscou mais, o que guardarei melhores recordações e por aí fora. É um exercício complicado de se fazer.

Há muita coisa boa que não joguei, por falta de tempo e, especialmente, de dinheiro, portanto esta é uma lista extremamente limitada, mas o objectivo disto é mesmo qualificar o que joguei.

Portanto aqui estão os 5 jogos lançados em 2014 que mais gostei. Não são os melhores, são os meus favoritos dentro do pequeno grupo de títulos que joguei. Podem ver, se quiserem, as minhas listas de 2009, 2010, 20112012 e 2013.


5 – The Walking Dead: Season 2

O sucessor do meu jogo do ano de 2012. Manteve o mesmo nível mas sem nunca arriscar um milímetro que seja. Gostei de seguir o crescimento da Clementine, mas o universo de apocalipse zombie já está um pouco gasto.


4 – The Vanishing of Ethan Carter

Uma lindíssima experiência, uma atmosfera singular e uma história que tem mais impacto do que parece à primeira vista. Elevou o que Dear Esther começou e portanto merece figurar como um dos melhores do ano.


3 – Alien Isolation

Foi difícil escolher o top 3, muito difícil. Cada um destes jogos tem defeitos e virtudes que se anulam mutuamente. Alien Isolation arriscou e o resultado final foi muito satisfatório, mas também inconstante. Metade do jogo é material de GOTY, mas infelizmente a outra nem por isso.


2 – Valiant Hearts

Um jogo cheio de coração que merece ser descoberto. Tem muita alma e respeito por um tema negro, mas se formos frios e ultrapassarmos a temática não há muito sumo a ser extraído.


1 – Dark Souls 2

Foi de longe o GOTY mais difícil de escolher nos 5 anos que faço isto. É facilmente o melhor “jogo” que joguei este ano, as suas mecânicas são magistrais e vendo bem as coisas passei mais de 70 gloriosas horas à volta disto. Mas, é também uma sequela inferior dum dos melhores jogos de sempre, uma sequela que pouco ou nada arriscou e que enganou os consumidores com o downgrade gráfico. Este é um vencedor escolhido com a razão em vez da emoção, a cabeça diz-me que de facto é o melhor que joguei, o meu coração tem dúvidas.

Assim sendo, é Dark Souls 2 o sucessor do magnifico Europa Universalis IV como jogo do ano aqui do PixelHunt. E vocês? Que jogo escolheriam como vosso GOTY de 2014?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: