Caesar III [1998]

caesar3

Numa investigação para um futuro artigo que eventualmente publicarei, tropecei numa das melhores lembranças que tenho dos meus tempos de miúdo, o único jogo que teve alguma hipótese de fazer frente à serie Sim City como meu city builder favorito. Refiro-me a Caesar III.

Tenho fantásticas recordações de Caesar III (e dos outros jogos da série como Pharaoh) posso dizer que passei dezenas e dezenas de horas à volta disto (ou mais… na altura os jogos não abundavam) e pode muito bem ter sido um dos catalisadores do meu interesse por história, quem sabe. Tenho o jogo físico desde essa altura, mas curiosamente não faço a mínima ideia quando e onde mo deram, o que é estranho. Mas a verdade é que o tenho, com pó e tudo, EI-LO!

Acho que o principal charme de Caesar III para além, é claro, da sua temática romana, é a forma como consegue conjugar acessibilidade com profundidade, algo que poucos conseguem fazer. É o perfeito exemplo da chamada lei de Bushnell, “um jogo fácil de jogar mas difícil de dominar”, sim é fácil de montar uma cidade básica com tudo a funcionar, mas fazê-lo quando o número de habitantes ultrapassa a centena de milhar não é pêra doce.

Como disse ao abrir este artigo, voltei a instalar e a jogar. Fui de imediato abalroado por uma imparável torrente de nostalgia! Os menus, os sons, a música, os visuais… tudo. Que saudades! Continua a ser viciante como sempre, e bem bonito! Os gráficos são muito limpos e envelheceram de forma magistral. Estou com pica de recordar o Pharaoh e o Zeus, outras obras-primas. Mas antes deixem-me voltar à minha cidade de Bertinium!

Magnifico jogo!

Deixe uma Resposta

