Fallout [1997]

fallout

Estamos naquela altura do ano em que costumo jogar cenas mais antigas que estão pendentes no meu backlog… vendo bem sou assim quase todo o ano, mas adiante.

Tenho estado a jogar Fallout: New Vegas nos últimos largos meses, estou a gostar e quando eventualmente o terminar podem esperar uma boa critica, no entanto, ao mesmo tempo fui jogando também o velhinho e original Fallout. Joguei-o em miudo, mas pouco me lembro (sei que não o terminei, tenho mais recordações do Fallout 2).

Acho que o mais interessante ao jogar Fallout nos dias de hoje, é ver como o lore (que hoje em dia faz parte da cultura popular) surgiu aqui pela primeira vez. É bastante engraçado ver como termos, locais e criaturas em voga hoje em dia, aqui ainda eram desconhecidos o que torna fascinante ver as suas revelações, tipo a primeira vez que mencionam os deathclaws, vaults, power armors e por aí adiante.

F1

Bem, mas a piada dum bom Fallout sempre foi a sua vertente role-play, especialmente na liberdade que oferece ao jogador para abordar as situações, e nisto este Fallout é rei. Depois de nos darem o primeiro objectivo (que é a premissa do jogo) o jogador pode ir fazer o que bem entender, mas mesmo. Ao contrário de por exemplo Fallout 3, que escondia essa liberdade numa invisível amarra narrativa (que muita confusão me fez) aqui é tudo de tal forma vago e pouco explicado que o jogador só consegue mesmo avançar na parca main quest explorando e fazendo side quests. Aliás, nem é muito correcto diferenciar entre main e side quests, todas elas estão num relativo pé de igualdade em termos de complexidade e estrutura.

Fallout está fundado numa quase total liberdade e isso aplica-se em quase tudo o que fazemos em jogo, o que é obviamente positivo, contudo não é menos verdade que trás igualmente, por arrasto, alguns pontos negativos, especialmente na forma como facilmente o jogador pode perder mão no que está acontecer e no seu papel no mundo de jogo. Mas lá está, é um jogo que pede atenção e dedicação ao jogador, o que é bom.

F2

Mas jogando-o todos estes anos depois, o que mais me surpreendeu (especialmente em comparação com o que me recordo do 2º jogo) é a relativa curta duração e a baixa dificuldade, quase sempre retive a ideia de que Fallout aparenta-se muito como um protótipo da ideia do que um Fallout deve ser, e Fallout 2 é finalmente esse protótipo elevado ao expoente máximo. De qualquer das formas, ainda me durou umas boas 20 horas, se bem que fiz a maioria das quests e andei perdido em muita exploração.

Outra boa surpresa, pela positiva, foi a recordação do bom humor negro inerente à série, mas que o pessoal aborrecido e sem piada da Bethesda deixou de fora em Fallout 3 (felizmente New Vegas recupera-o). É fácil esquecer este humor soturno para quem jogou recentemente Fallout 3, que se leva, infelizmente, demasiado a sério. Fallout não o faz, o que torna algumas situações e linhas de diálogo momentos de pura comédia e genuína incredulidade.

Não me quero alongar em cenas técnicas e estruturais, este é um jogo que caminha para as duas décadas de vida, já estão todos a par delas e se não estão, o que não faltam são pessoas que o explicarão muito melhor que eu. O importante a reter é que gostei e 20 anos depois continua a ser um excelente jogo, o que prova que boas mecânicas dão bons jogos qualquer que seja o ano em que o jogarem.

Bem, deixem-me lá regressar a New Vegas.

Positivo:
– Liberdade.
– Humor negro.
– Narrativa.
– Atmosfera.

Negativo:
– Pouca variação do aspecto visual dos mapas.
– Talvez demasiado curto e fácil, conhecendo de antemão a sua sequela.

Tempo de Jogo: 19 Horas
Completo: Main quest e a maioria das side quests.

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

