Frau im Mond – Uma Mulher na Lua [1929]

frau-im-mond-advert-1929-detlev-van-ravenswaay

Para segundo filme da maratona viajamos rumo à Alemanha entre guerras, para um clássico de Fritz Lang, que na altura estava numa impressionante sequência de filme com Metropolis e M a preceder e suceder este Frau im Mond.

Frau im Mond é possivelmente o primeiro filme de ficção cientifica “sério” a mostrar alguns elementos realistas das futuras viagens espaciais e acaba por esse esse um dos principais pontos de interesse porque, à semelhança do que 2001: A Space Odissey faria 30 anos mais tarde, este filme teve participação e aconselhamento de cientistas que, futuramente, moldariam a tecnologia dos foguetes e da exploração espacial.

O filme em si é interessante se bem que, a meu ver, demasiado longo, especialmente tendo em conta o facto de ser mudo o que leva a que algumas cenas se tornem um pouco longas de mais, especialmente nas partes de diálogos e exposição directa. Só pedia que tivesse saído uns anos mais tarde para poder ter som. Gosto de cinema mudo, mas mais quando as cenas sirvam para mostrar de forma teatral e condensada os cartões de história. Frau im Mond mostra longas cenas de diálogo como se os estivéssemos a ouvir. Fiz algum sentido?

No entanto, as visões do futuro são deliciosas e fascinantes se tivermos em conta o número de anos que precedeu o inicio da exploração espacial. A revelação do foguetão a sair do seu hangar, os preparativos e a descolagem são cenas fantásticas! Outro ponto positivo e corajoso foi a decisão de colocar uma mulher forte e independente como protagonista, tiro-lhes o chapéu. É claro que alguns elementos estão completamente desfasados da realidade (o pessoal anda vestido à Tintin sem capacete na Lua e tal) mas são coisas que aceito de bom grado tendo em conta que saiu em 1929.

Obviamente, tanto progressismo e visão não caiu bem ao regime nazi que mal chegou ao poder baniu o filme, não só pela sua visão vanguardista e igualdade de géneros, mas também porque basicamente era uma montra para a tecnologia dos foguetões (vejam os V1 e especialmente os V2) que os nazis tanto gostavam. Podem ver as 2h40 de filme (!) aqui em baixo se ficaram interessados. Estarei de volta com o 3º filme da lista, When Worlds Colide.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: