The Incredible Shrinking Man [1957]

IncredibleShrinkingMan-poster

Abandonamos a década de 50 com um dos filmes desta maratona que mais interesse tinha em descobrir.

Sempre senti um certo fascínio pela premissa da exploração de mundos microscópicos, como por exemplo nos clássicos Querida encolhi os miúdos, Fantastic Voyage (que ainda não vi) ou a jogar Micromachines. Não sei, acho que é aquela ideia de ver o nosso mundo dum prisma completamente diferente, de como objectos mundanos se tornam subitamente colossais e inultrapassáveis.

The Incredible Shrinking Man segue a mesma ideia, portanto parti com algumas expectativas, no entanto refreadas pelo medo que tinha de que pudesse ser um pouco pateta, tendo em conta que é ficção cientifica dos anos 50. É verdade que tem alguns desses momentos (o que é normal) mas devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendido pela seriedade como aborda um tema à primeira vista ridículo. E mais, consegue colocar questões pertinentes tocando em temáticas às vezes bem mais negras do que inicialmente fazia entender.

É inegável que é, acima de tudo, uma plataforma para mostrar os criativos efeitos visuais, quase que duma feira se tratasse, mas tudo isso acaba por passar para segundo plano quando entra em temáticas como o sentido da vida, o nosso lugar no universo, a percepção humana da realidade, aceitação e resignação, auto-estima e a fragilidade das relações pessoais.

Claro que The Incredible Shrinking Man toca apenas ao de leve em muitas dessas temáticas, mas tem que se tirar o chapéu à coragem de sequer tentar entrar por aí e querer ser mais que uma montra de efeitos, aliás como é apanágio de toda a boa ficção cientifica.

Encontrarão, como é óbvio, diversos momentos forçados e mal executados, como a forma súbita como a esposa do protagonista desiste de o procurar e vende a casa quase no mesmo dia, mas pessoalmente não estragou a experiência da descoberta dum filme que recomendo vivamente para quem procura um novo prisma da clássica ficção cientifica dos anos 50.

Portanto, 4 já estão, faltam 8 filmes, sendo que o próximo é… Close Encounters of the Third Kind do Spielberg!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: