Brazil – O Outro Lado do Sonho [1985]

brazil-poster

Antes de mais uma palavrinha para a longa pausa que acabou por estender em demasia a duração desta maratona, mas o culpa tem um nome: The Witcher 3. Sobre as aventuras de Geralt há muito para falar no futuro, o importante agora é focarmos nesta recta final de maratona, sendo que chegou a vez dum clássico que há muito queria recordar, Brazil.

Vi-o em miúdo quando andava naquela onda “fight the power/quero mudar o mundo/abaixo o capitalismo” e depois de ter lido 1984. Andava à procura de visões distópicas totalitárias e lembro-me que gostei de Brazil, ainda mais do que a adaptação cinematográfica de 1984 por exemplo. No entanto, curiosamente, já não gostei tanto de o rever desta vez. E o pior é que não sei bem explicar o porquê, Brazil é obviamente um bom filme e consigo passar aqui horas a enumerar inúmeras razões de porque o é. Gosto do humor negro e exagerado, do típico surrealismo do Gilliam e da visão totalitária onde a sociedade se molda em volta duma burocracia extrema.

Mas a realidade é que não senti aquela chama enquanto o via, senti apatia e nunca me consegui sentir realmente ligado emocionalmente com aquele mundo e aquela visão, como por exemplo ainda sinto com 1984 (que reconheço ser inferior em termos artísticos). É um daqueles casos estranhos, mas fascinantes, de filmes que mudam quando os revisitamos anos mais tarde. De qualquer das formas é um excelente filme que obviamente recomendo vivamente.

Entramos então mesmo na recta final desta longa maratona, vou tentar ver o que resta o mais rapidamente possível, sendo que Gattaca é o próximo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: