Dark City – Cidade Misteriosa [1998]

large_5EzPQs7yDboIVZJa7Feaw7SioZa

Abandonamos os anos 90 com um dos filmes de culto da década e possivelmente um dos mais subvalorizados.

Ok, hoje em dia tem vindo a ganhar algum do prestígio que não gozou aquando do seu lançamento, mas Dark City ainda está longe do lugar ao sol (wink, wink) que provavelmente mereceria. E com isto não quero dizer que adore Dark City, porque definitivamente é um filme que sempre me passou um pouco ao lado. Muito honestamente, para lá look neo noir não vejo assim muito que me faça apaixonar pela visão sombria do Alex Proyas. Aliás, muita da fama que tem vindo a granjear ao longo dos anos é uma ligação a outro sci-fi neo noir da época, Matrix, ou pelo menos na forma como muito gente o vê como fonte de inspiração para o clássico dos Wachowski.

É certo que ambos partilham algumas temáticas (o nosso mundo não é real nem é o que parece. Protagonistas são controlados por forças maiores e obscuras) e até cenários (ambos foram filmados no mesmo estúdio e reaproveitaram partes de alguns sets) no entanto, de forma geral vejo-os como obras bem diferentes. Se for por aí, consigo ligar mais Dark City a outros fimes, como por exemplo ao cinema de Jeunet, especialmente ao La Cité des Enfants Perdus que partilha tanto em termos visuais que quase os consigo ver como sendo o mesmo universo.

O twist final é a força motriz do filme e sem ele aquele universo desmoronaria sobre si próprio, porém o filme é forte o suficiente para brilhar sem o twist. Contraditório? Um pouco, se calhar. Mas o que quero dizer é que Dark City tem qualidades suficientes para se sobrepor ao seu twist.

Bom filme, se calhar um pouco 90’s demais, mas bom de qualquer das formas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: