Jodorowsky’s Dune [2013]

tumblr_mav987IFNU1qbluruo1_1280

Terminamos então esta maratona (já com muito atraso) não com um filme mas… um documentário, mais precisamente sobre um filme de sci-fi que nunca foi feito, Dune.

É claro que Dune foi feito, dizem vocês! Temos obviamente a versão do David Lynch que tanta gente não suporta, contudo do que este documentário fala, é duma versão anterior, uma versão louca, psicadélica, ambiciosa e infilmável que Alejandro Jodorowsky levaria ao grande ecrã. Esta versão que nunca chegou a ver a luz do dia é tipo o santo graal do mundo da ficção cientifica. Uma visão distorcida do romance de  Frank Herbert que iria reflectir o espírito psicadélico dos anos 70 e do próprio Jodorowsky.

E para o fazer, Jodorowsky juntou uma inacreditável compilação de estrelas que incluía “monstros” como Pink Floyd, Salvador Dali, Mick Jagger, Orson Wells, H. R. Giger, Moebius, Dan O’Bannon, David Carradine e por aí fora. Portanto uma dream team de pessoal de ego inflamado, louco e genial, o resultado só podia ser mesmo este, uma morte prematura.

Pelo documentário dá para ver bem como este Dune nunca iria seguir em frente, isto se dependesse do capital de Hollywood (que aparentemente sempre foi o plano). Esta era uma versão que ninguém financiaria com quaisquer pretensões de lucro financeiro, apenas um mecenas renascentista o faria, e mesmo assim… Seria fantastico poder ver esta loucura viva e completa, contudo, e vamos ser sinceros, tinha tudo para correr mal, já estou mesmo a imaginar as cenas psicadélicas sem nexo, as fatiotas lustradas tipo Logan’s Run e os efeitos com mais cores que as roupas do Kefka.

De qualquer das formas, o que restou de todo o processo de escrita, investigação e pré-produção (e que foi espalhado por todas as produtoras de Hollywood) foi uma enorme fonte de inspiração para muita coisa que surgiu daí em frente, o que até era o que o Jodorowsky queria. Dune para ele era uma forma de deixar um legado para as futuras gerações, o que, de certa forma conseguiu fazer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: