Metal Gear Solid 3: Snake Eater [2004]

936full-metal-gear-solid-3--subsistence-cover

Em mais um Lembram-se… regressamos à série Metal Gear Solid para recordar, desta vez, a terceira incursão, Snake Eater.

Já vos falei da minha experiência pessoal com os anteriores jogos da série, gostei de Metal Gear Solid e torci o nariz à sua sequela, portanto, lembro-me que parti para Metal gear Solid 3 com alguma desconfiança. Ainda por cima, ao contrário dos anteriores jogos, que tinham versões PC, este era exclusivo PS2 o que aumentou, em muito, o meu desconforto. É que ter de jogar nas consolas sempre me fez perder muito mais rapidamente o interesse nos jogos porque nunca fui habituado a jogar fora do PC.

Mas adiante, a verdade é que dos jogos PS2 que experimentei na altura (comprei uma em 2ª mão tipo em 2009 para experimentar alguns exclusivos) este foi o que mais me prendeu e o que mais gostei, um testamento à sua qualidade. E a verdade é mesmo essa, Metal Gear Solid 3 (joguei a versão Subsistence) é bom e uma enorme lufada de ar fresco depois da terrível patetice que tinha sido Metal Gear Solid 2. Sim, Snake Eater tem os típicos momentos do Kojima e os twists da praxe, mas fá-lo com mais classe, com mais realismo e… é isso, esta prequela é mais fundada na realidade, mais grounded e, até por isso mesmo, os momentos mais estranhos acabam por perturbar mais.

O gameplay é um pouco diferente dos anteriores, já que a parte de sobrevivência é bastante predominante, mas para ser completamente honesto nunca gostei particularmente de gameplay da série, jogo-a mais pela história e ambiente. E que ambiente! Snake Eater empresta muita inspiração e referências históricas dos anos 60, guerra fria, James Bond e por ai fora. Parece que foi feito para mim.😀

Estou agora a jogar o 4º jogo da série (análise para breve) que em retrospectiva está-me a fazer gostar ainda mais deste Snake Eater que em comparação parece um jogo sério e adulto povoado por pessoas e não caricaturas.

Snaaaaaake Eateeeeeeeerr!

Deixe uma Resposta

