The Tingler [1959]

4886

Após uma pausa de alguns dias, causada por trabalho e turnos, eis que regressamos à maratona, com a despedida dos anos 50.

The Tingler é um daqueles filmes gimmick muito populares na altura, onde algumas salas instalavam “cenas” para aumentar a experiência, nesta caso eram bancos vibratórios e pessoas contratadas no meio do publico, para espalhar o pânico ao gritar e desmaiar. Claro que os enfermeiros que os resgatavam também eram falsos. 😀

Bom, mas estas produções do William Castle arrancaram com o House on Haunted Hill que vos falei no ano passado, e que tinha sido um sucesso. Um sucesso tal, que decidiram repetir a experiência, de novo com o meu mui estimado Vincent Price, que volta a espalhar a sua calma e classe.

O que dizer deste The Tingler? É pateta, a premissa é ridícula, se bem que bastante original devo admitir, contudo a realidade é que o resultado dessa ideia criativa, cai por terra na sua revelação. O monstro é cómico, um bicharoco de borracha que caminha sem mexer as patas enquanto o empurram por um fio. Nesse momento, um filme que parecia sério q.b. entra vertiginosamente no campo da comédia camp que não tem medo de quebrar a 4ª parede para dar o tal efeito gimmick pretendido.

É interessante vê-lo como relíquia dum tempo onde o cinema passava por uma crise e tudo era válido para conquistar público. Mas como filme em si é fraquinho. Fiquem-se pelo House on Haunted Hill que é uma autentica feira de diversões sem quaisquer pudores.

PS: Ah é verdade, The Tingler tem uma cena bem porreira. Filmado em preto e branco, há uma excepção quando a vitima, vê uma banheira com sangue vermelho. Acho que coloriram a agua na pelicula? Claro que não! Filmaram a cena toda a cores e pintaram o cenário (actriz incluída) de cinzento! Espectáculo. Vejam-na AQUI.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: