Viy [1967]

viy-poster

Entramos na década de 60 com um filme russo que me despertou o interesse quando, no ano passado vi La Maschera del Demonio do Mario Bava. Na altura descobri que o filme italiano era uma adaptação dum conto russo do séc. XIX.

Seria portanto engraçado comparar as duas versões, contudo a do Mario Bava é tão diferente desta (e do livro) que… acho que nem vale a pena, são praticamente histórias distintas. Mas se La Maschera del Demonio era um clássico exemplo do exploitation neo-gótico do Bava, Viy é quase o total oposto, alicerçado pelo habitual realismo lúgubre soviético. Pode ser frio e sombrio na sua natureza, no entanto, Viy tem uma forte camada cómica que surpreende porque não era, de todo, o que esperaria num filme de terror soviético. Mas muito honestamente, é uma faceta que até lhe fica bem.

Viy é um filme simples porque conta uma história simples, fundada na mitologia eslava clássica (sou só eu que vê semelhanças com a Striga em The Witcher?) onde o herói, um homem carregado de medos, se vê obrigado a passar três noites junto ao corpo duma bruxa que havia sido morta acidentalmente por ele dias antes. É claro que mal cai a noite ele é assombrado pela bela jovem que o obriga a questionar a sua fé.

Tudo isto é nos apresentado com muito humor, o herói que passa o tempo bêbado e carregado de inseguranças, não tem problemas em usar humor físico, de tal forma que, às vezes, mais parece um anti-herói de tão imperfeito que é. A sua história pessoal é bastante desinteressante e o filme realmente só explode nas três cenas nocturnas em que ele “enfrenta” a bruxa. Infelizmente são pequenas e cheias de efeitos que, mesmo em 1967, estavam desactualizados. Mas são cenas interessantes, gostei bastante do design da bruxa, às vezes quase parecendo uma predecessora dos clássicos fantasmas do cinema japonês dos anos 90.

Bom, gostei de o descobrir, mas não posso dizer que tenha gostado do filme em si. Mas também é só 1h15, não custa nada darem uma vista de olhos aqui em baixo por exemplo.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: