Horror Express [1972]

affiche-terreur-dans-le-shanghai-express-horror-express-1972-3

Segundo filme de homenagem a Christopher Lee aqui na maratona terror, e um que honestamente desconhecia.

Tropecei neste Horror Express há uns meses quando li algo sobre clássicos subvalorizados ou algo do género e ficou no meu radar, de resto, conhecia zero. Claro que ajuda ser protagonizado nem mais nem menos que Christopher Lee e Peter Cushing. Sim, os dois e não é um filme da Hammer, coisa rara. Na verdade é uma co-produção espanhola o que é… inesperado, no mínimo.

Bom, mas o que é Horror Express? A premissa é simples, mas esconde um vilão muito interessante cujas “regras” viriam a ser usadas uma década mais tarde pelo Carpenter em The Thing, não fosse esta uma adaptação do livro Who Goes There?. Um cientista britânico encontra um fóssil pré-histórico que transporta uma espécie de vírus alienígena que se aloja em hospedes, controlando-os. Durante a viagem no transiberiano, esse mesmo vírus espalha o terror no comboio porque os passageiros começam a morrer e qualquer um pode ser o assassino.

É um monstro que com as suas regras se torna bastante interessante, e o design visual focado nos olhos vermelhos é muito eficaz. Infelizmente, ao contrário do brilhante The Thing, aqui sabemos sempre quem é o infectado, portanto perde-se muita da tensão. Aliás, é precisamente nisso que Horror Express falha, porque tem muitas boas ideias e matéria prima, mas não sabe bem o que fazer com elas. O resultado é um filme carregado de potencial, mas sem qualquer chama, garra ou paixão. Lee e Cushing acabam por ser o espelho disso mesmo com as suas presenças apagadas.

Acabou por ser uma boa descoberta, a segunda parte é decididamente melhor que a primeira, mas no final das contas deixou um forte trago a desilusão pelo que poderia ter sido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: