The Hills Have Eyes – Os Olhos da Montanha [1977]

220px-Hillshaveeyesposter

Nesta maratona homenagiarei também Wes Craven que nos deixou este ano. A primeira petit homenagem é este The Hills Have Eyes.

Acho que é correcto afirmar que The Hills Have Eyes deve a sua existência a The Texas Chainsaw Massacre, são tão óbvias as influências que às vezes chega a parecer plágio. Mas vá, essa é uma forma simplista de ver as coisas porque o filme de Wes Craven tem qualidades suficientes para se colocar fora da sombra do clássico de Tobe Hooper. Sim, admito que The Hills Have Eyes não é completamente do meu agrado, mas admito também que passei um bom bocado a vê-lo com pessoal amigo, isto porque, há aqui muita comédia involuntária e nada melhor que isso num filme destes.

“Destes?” perguntam vocês. Sim, vocês sabem, muitos destes filmes independentes e experimentais dos anos 70 têm aquele ultra realismo que nem sempre resulta, porque às vezes cai na já referida comédia, que se não for levado a sério pelos espectadores, pode levar ao riso geral. E atenção que não há nada de mal nisso, muitos dos meus filmes favoritos caem neste campo. Aliás, The Texas Chainsaw Massacre às vezes cai nisto mesmo (a sua sequela abraça completamente), a diferença é que quando o filme de Tobe Hooper entra em territórios perturbadores, fá-lo de forma extremamente efectiva. Lá as mortes são dolorosas e os maniacos completamente niilistas. Em The Hills Have Eyes Wes Craven não consegue “descer” com a mesma intensidade e mestria e tudo aparenta ser muito menos sério e desconfortável, o que é pena.

Mas, como disse, vê-se muito bem em grupo e o tempo passa a correr, acaba por conseguir sair daqui com um recomendado. Encontramos-nos amanhã para ver o próximo filme da lista, The Omen.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: