The Omen – O Génio do Mal [1976]

Omen_ver4

Continuamos na década de 70 para conhecer o filho do diabo com The Omen.

Para ser honesto nem sei bem se já tinha visto The Omen na sua totalidade, é certo que me lembro de muitas das cenas mais famosas e conhecia a história, mas vivemos num mundo tão moldado pela cultura popular e pelas influencias da internet que se torna complicado discernir o que vi em criança ou o que as influências populares me transmitiram ao longo do tempo. Contudo, devo dizer que foi até bastante refrescante revê-lo, porque me senti genuinamente interessado por um filme que no passado nunca me tinha despertado grande atenção, sempre o vi como uma resposta barata ao sucesso d’O Exorcista, que eram tão frequentes na segunda metade da década de 70.

O extraordinário sucesso do filme de William Friedkin levou a que a industria subitamente se apercebesse que era possível fazer filmes de terror “sérios” e de valor artístico. The Omen foi isso mesmo, mais um que tentou aproveitar a boleia do comboio do dinheiro, mas admito que o fez com qualidade. É um filme genuinamente interessante, bom mesmo em alguns pontos, em especial na sua atmosfera e fotografia que quando acompanhados pela banda sonora (tremendamente eficaz) eleva-o a mais que um mero cash grab.

É interessante compara-lo com o The Bad Seed que vi no inicio da maratona. São filmes que tematicamente se tocam, abordando os medos da paternidade, mas como é óbvio, usam caminhos completamente opostos. Enquanto que The Bad Seed prefere o campo psicológico, The Omen entra a todo o gás no sobrenatural. Damien é o filho do Diabo e ponto final. É compreensível que assim seja, o publico na altura queria mais Exorcista e menos ambiguidade.

Devo dizer que gostei bastante de o rever!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: