Haute Tension – Alta Tensão [2003]

haute-tension

Entramos no século XXI com um dos mais conhecidos representantes do denominado “novo terror extremista francês”.

Com efeito, no inicio do século o terror francês sofreu uma injecção de criatividade e talento que se baseava numa nova vaga de revivalismo exploitation, onde as barreiras eram levadas ao extremo a cada novo filme. Esta tendência manteve-se durante toda a década e viria a influenciar o terror que se fazia na Europa, mas também no outro lado do atlântico, onde Saw foi a cabeça de cartaz.

Haute Tension catapultou a carreira de Alexandre Aja (agora com carreira em Hollywood) e, de certa forma, injectou novo sangue (no pun intended) no sub-género dos slasher movies, não tendo receios em trocar o lado normalmente mais pateta por um perturbador ultra-realismo, sujo e negro. Eu gosto quando há coragem de ir mais além, mas Haute Tension foi uma desilusão, na medida em que me enganou sem quaisquer subtilezas.

Não me interpretem mal, eu gosto que me tirem o tapete debaixo dos pés, mas apenas quando sinto que o filme o fez com arte e mestria, quando a sua escrita me tolda a percepção do que é real e Haute Tension fez exactamente o contrário. O seu twist é enorme na medida em que muda por completo o seu sentido, mas ele apenas funciona porque o filme passa toda a sua duração a enganar o espectador de forma barata. Não quero muito entrar em spoilers, mas digo só que a realização de que metade das cenas não eram reais, quebrou quase por completo a satisfação que estava a ter.

De qualquer das formas Haute Tension tem, como é óbvio, as suas virtudes. O estilo carregado e sujo dá-lhe muito realismo e as cenas de tensão (que na verdade… não existem -.-) estão magistralmente montadas.

Resumindo e concluindo, um filme interessante que é arruinado por um terrível twist. De qualquer das formas, recomendo-o.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: