Crimson Peak – A Colina Vermelha [2015]

crimson-peak-poster

O dia das bruxas já lá vai, mas os filmes de terror cá continuam.

Gosto do Guillermo del Toro, às vezes nem tanto por causa dos filmes em si, mas mais pela sua visão e os universos artísticos que cria. Sempre que ele se meteu no género do terror saiu-se bem, veja-se El Laberinto del Fauno ou El Espinazo del Diablo por exemplo, e este Crimson Peak tinha muito bom aspecto pelos trailers, portanto parti com altas expectativa.

De Crimson Peak podem esperar uma clássica história de fantasmas inserida de raiz no sub-género das “casas assombradas” carregadinho com todos os elementos típicos. Sempre gostei bastante deste sub-género, basta ver que um dos meus filmes favoritos é o The Haunting, mas se tivesse que comparar, diria que Crimson Peak se cola um pouco mais à visão gótica de The Innocents ou The Others. E é mesmo ai, na sua atmosfera gótica, que Crimson Peak realmente brilha, a sua interpretação dos inicio de século XX, os visuais, a musica e o ambiente são irrepreensiveis, contudo, como todos sabemos, um bom filme de “casa assombrada” só é, de acordo com a história, ou melhor a história do fantasma (real ou não) que o assombra.

E nesse campo, Crimson Peak… fica aquém, quer dizer o mistério está lá, bem como todas as peças que se montam na revelação final, contudo, se a compararmos com algumas das histórias mais conhecidas no género, não cria o mesmo impacto.

Mas a maior desilusão foram os fantasmas em si, especialmente porque o Guillermo é tão bom nas criaturas que nos costuma mostrar (de novo El Laberinto del Fauno ou Hellboy). Estas assombrações em CGI são demasiado falsas para a categoria que eles já nos habituou (mesmo o ultimo fantasma que aparece, que é uma clara inspiração do que vimos em El Espinazo del Diablo), mas o foco não são eles, os verdadeiros monstros de Crimson Peak não estão mortos.

Filme mediano, que podia e devia ser mais. Temo que irá perder-se da memória colectiva com o passar dos tempos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: