The Hunger Games: Catching Fire – Em Chamas [2013]

the-hunger-games-catching-fire-poster-final

O derradeiro capitulo da saga The Hunger Games está ai a rebentar e cá por casa decidimos pormos-nos a par disto.

Ambos tínhamos já visto o filme original, falei dele AQUI, portanto passámos directamente para o segundo filme que, rezam as crónicas, é bem superior ao seu antecessor. E tenho de concordar. Se The Hunger Games tinha problemas em mostrar um mundo credível à volta da sua ideia central (o jogo mortal à lá Battle Royale), Catching Fire consegue afastar-se dessa gimmick, relegando-a para segundo plano e mergulha, sem medos, no mundo de Panem e nos seus protagonistas. É um mundo violento e opressivo, onde as liberdades pessoais estão de tal forma reprimidas, que nos chegamos a questionar sequer como consegue funcionar. E aqui vemos mais ou menos como, através duma repressão totalitária que aqui apresenta um lado realista, cru e exposto, ao contrário do primeiro filme onde era mostrado se calhar… de forma demasiado juvenil.

Acho que posso dizer que Catching Fire é o ponto em que a saga abandona a sua adolescência e se torna num jovem adulto, desiludido com a dura realidade. É claro que continua  com uma tonalidade juvenil, não fosse uma adaptação de literatura vocacionada para um publico mais novo, mas, de certa forma não trata os espectadores como crianças, o que é bom.

Por falar no publico alvo, acho tremendamente refrescante que exista cinema e literatura (ainda que neste caso ficcional) que ensine aos jovens algumas lições dos perigos políticos e sociais do mundo real. Esta é uma saga que mostra o lado negro duma ditadura totalitária, do militarismo, conformismo versus liberdade pessoal, luta social, o papel da propaganda, da comunicação social e tudo mais aos jovens, duma forma que, se calhar, a realidade não lhes consegue. Imagino que tenha um sério impacto na mente de muitos deles, porventura à semelhança de que filmes como A Clockwork Orange tiveram em mim em adolescente.

Bom, já vai longo. Amanhã ou assim falarei da terceira parte.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: