The Hunger Games: Mockingjay Part 1 – A Revolta Parte 1 [2014]
Depois da boa surpresa que foi a sequela de The Hunger Games, chegou, é claro, a oportunidade de dividir o ultimo livro em duas partes. Resultou com o Harry Potter, né?
Aqui… não sei bem, para ser sincero. Quer dizer, é fácil admitir que gostei bem mais do filme anterior, mas sem ver o derradeiro capitulo, é difícil ter a certeza se esta primeira parte do final tem demasiada palha ou a divisão seria realmente necessária. De certa forma, nota-se bem que Mockingjay Part 1 tem um ritmo muito menos dinâmico que Catching Fire ao abandonar o lado mais politico e social, preferindo entrar em caminhos mais seguros ao focar-se na resistência dos rebeldes. Esse foco estraga um pouco aquela tensão que Catching Fire tão bem montou, ao colocar os seus protagonistas numa corda bamba entre os desejos de revolta e a segurança da manipulação pela maquina do estado totalitário de Panem.
De qualquer das formas, mesmo perdendo algum do gás que trazia, Mockingjay Part 1 é uma sequela satisfatória que ajuda a explorar ainda mais aprofundadamente aquele pesadelo ditatorial, ainda e sempre com um grande foco no papel da propaganda e das manipulações populares.
Amanhã The Hunger Games encerrará de vez o livro, com o derradeiro filme da quadrilogia e, é claro, lá estarei! Depois direi qualquer coisa por aqui.