Harry Potter and The Philosopher’s Stone – A Pedra Filosofal [2001]

Harry-Potter-and-the-Sorcerers-Stone-2001

Não cresci com Harry Potter, não li os livros e já era crescido quando o primeiro filme estreou, portanto muita da magia e fascínio proveniente deste Harry Potter and The Philosopher’s Stone, que é a nostalgia e a magia da infância, perdeu-se um pouco do meu lado.

Vi-o há uns anos e, para ser completamente honesto, não tinha gostado lá muito, no entanto, hoje em dia vendo-o como parte dum todo e conhecendo o que aí vem mais à frente, admito que ele tem o seu encanto, especialmente quando vemos as introduções das personagens, dos locais e objectos que viríamos a acompanhar durante uma década. Chris Columbus foi, na minha opinião, uma má escolha para a realização mas acaba por conseguir o essencial, que é captar e mostrar pela primeira vez o mundo de J. K. Rowling.

Os miúdos ainda estão muito verdes aqui, especialmente o Daniel Radcliffe, nota-se que ainda não tinha conseguido encontrar o registo certo, perdendo-se demasiadas vezes no sorriso fácil que tinha, mas era um miúdo, não há muito a apontar. De forma geral é um competente filme infantil que acaba por fazer relativamente bem o que se propôs alcançar, abrir o apetite ao espectador e cativar a criançada.

O Melhor:
A representação do mundo de Harry Potter. Goste-se ou não dele (eu gosto) e goste-se ou não de Chris Columbus (eu não gosto) foi aqui que tudo se tornou… visual. Tudo o que viemos a associar à série teve origem neste primeiro filme, música do John Williams incluída. O tom veio a mudar mais tarde, mas as suas sólidas fundações foram construídas aqui.

O Pior:
O lado mais infantil tem o seu charme e é essencial para dar o tom necessário ao filme (e para o efeito de crescimento ao longo dos filmes poder resultar) mas há alguns momentos em que o filme sofre, em especial na quase ausência de perigo real que os heróis sofrem, que culmina numa muito pouco inspirada partida de xadrez em ponto grande que não tem qualquer utilidade narrativa.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: