Star Wars Episode VII: The Force Awakens – O Despertar da Força [2015]

star-wars-force-awakens-official-poster

Uau! Quem diria que o tempo passaria assim tão rápido! Parece que foi ontem que a Disney comprou os direitos do Star Wars e choviam rumores e boatos do que viria no futuro.

Vou ser muito sincero, para mim o tempo passou a correr porque desliguei-me um pouco de tudo o que é Star Wars. Sou fã, mas já fui muito mais do que nos dias de hoje, é que, vocês sabem, quando uma pessoa é magoada tantas vezes ela habitua-se a desprender um pouco. Sim, falo das prequelas. Sinceramente, na altura em que estrearam, embora me tenham desiludido profundamente, não as odiei como meio mundo, aliás, nem hoje as odeio, aprendi a aceitá-las e a absorver o pouco de bom que fizeram, há que saber olhar em frente.

Pois bem, 10 anos volvidos temos novo episódio, realizado por um realizador, J. J Abrams, que nunca simpatizei lá muito. Escrevo isto mesmo no centro do ground zero do hype, numa altura em que é proibido falar mal deste novo episódio. A sede dos fãs por um novo Star Wars é tal que, à semelhança das prequelas, em que era impossível falar bem sob o risco de nos chamarem nomes feios, hoje é proibido falar mal porque, rezam as lendas, The Force Awakens é incrível.

E é incrível? Bom, depende do ponto de vista. Que é divertido e nostálgico é inegável, senti-me como uma criança a ver um filme de crianças de novo, enquanto que nas prequelas sempre me senti… estranho por ser um adulto (vá…) a ver coisas feitas para putos. Há muita coisa positiva sobre este novo Star Wars, mas acho injusto não falar também do reverso da medalha, sim porque há muita coisa que me deixou desiludido, desde logo, a quase completa ausência de criatividade. Não quero parecer um bota abaixo, mas se olharmos as coisas com olhos de ver, é fácil reparar que The Force Awakens é quase um remake da trilogia inicial, ponto por ponto. Até cenas são praticamente retiradas dos filmes que todos gostamos. É obviamente um sinal do quanto estava em jogo neste filme, os riscos eram de tal forma altos que todos preferiram jogar pelo seguro, o que se traduz no, provavelmente, Star Wars mais conservador de sempre. Todos gostamos de cascar no Lucas e nas prequelas, mas vamos ser sinceros, ele deu-nos mais mundos e mais criatividade em qualquer uma das prequelas do que o J.J. aqui, porque, no meio de todos os seus defeitos, Lucas é isso, um visionário que gosta de inventar coisas novas que nunca vimos.

De resto, aponto o dedo à falta de tempo que o filme tem para respirar, é clássico J.J. Abrams, ele não gosta de dar tempo ao tempo e prefere um estilo mais dinâmico, reparem nas cenas em que um dialogo é interrompido por algum acontecimento que obriga os protagonistas a abordar o novo desafio. Toda a estrutura dos seus filmes usa esta transição, muito à videojogo. Tudo isto acaba por tornar The Forvce Awakens num pacote com demasiada informação para a sua duração, retirando impacto de alguns acontecimentos, e à capacidade de retenção do espectador.

Bom, mas retirando a pele de advogado do diabo, The Force Awakens é obviamente um tremendo sucesso porque consegue fazer na perfeição o que se propôs inicialmente. Fazer esquecer a trapalhada das prequelas e despertar o interesse pela saga, recuperando de novo a magia dos filmes originais. Finalmente temos um Star Wars com boas interpretações, é o que dá ter um realizador focado nos seus actores, não há praticamente um único momento embaraçoso o que é… a primeira vez, a cinematografia é cinco estrelas e, como disse no inicio, tremendamente divertido!

Assim, para concluir, devo dizer que The Force Awakens é um bom regresso de Star Wars, diversão garantida e uma pequena cápsula do tempo para os seus gloriosos anos. No entanto, tem muitos problemas, não confiem cegamente no hype porque esta recepção calorosa deve-se, na sua quase totalidade, à existência das prequelas. Caso contrário, certamente que seria visto com outros olhos.

SECÇÃO DOS SPOILERS!

Um pequeno exercício:

  • Poe esconde planos no BB-8 no meio duma batalha. Kylo Ren surge em cena. – Leia esconde planos no R2-D2 no meio duma batalha. Darth Vader surge em cena.
  • Rey, uma “ninguém” cheia de sonhos, no seu planeta deserto “tropeça” em BB-8. – Luke, um “ninguém” cheio de sonhos, no seu planeta deserto “tropeça” em R2-D2.
  • A First Order constrói a Star Killer , uma arma esférica colossal, que é capaz de destruir planetas. – O Império constrói a Death Star , uma arma esférica colossal, que é capaz de destruir planetas.
  • A resistência tem de destruir essa arma em dois grupos. Um terrestre com missão de desactivar o campo de forças e um aéreo que fará o assalto. – Os rebeldes tem de destruir essa arma em dois grupos. Um terrestre com missão de desactivar o campo de forças e um aéreo que fará o assalto.
  • Para destruir a ameaça, os caças percorrem trincheiras na estação. – Para destruir a ameaça, os caças percorrem trincheiras na estação.
  • Rey anda escondida no meio da estação empuleirada em paredes a carregar em botões. – Obi Wan anda escondido no meio da estação, empuleirado em paredes a carregar em botões.
  • Uma sábia e pequena criatura, Maz, revela o destino à protagonista Rey – Uma sábia e pequena criatura, Yoda, revela o destino ao protagonista Luke.
  • Rey e o velho Han Solo procuram informações num bar cheio de figuras estranhas e exóticas. – Luke e o velho Obi Wan procuram informações num bar cheio de figuras estranhas e exóticas.
  • Kylo Ren segue indicações do seu mestre, um holograma gigante. – Darth Vader segue indicações do seu mestre, um holograma gigante.
  • Velho Han Solo morre, ao enfrentar o seu passado😦 -Velho Obi Wan morre, ao enfrentar o seu passado😦
  • Rey tem visões sobre o seu futuro ao pegar no sabre de luz de Vader. – Luke tem visões sobre o seu futuro ao entrar na caverna em Dagoba.

Etc.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: