Harry Potter and the Half-Blood Prince – Príncipe Misterioso [2007]

Harry-Potter-and-the-Half-Blood-Prince

Chegamos ao sexto capitulo das aventuras de Harry Potter, este tem uma pequena e curiosa história pessoal porque foi o filme que originalmente me levou a querer ver o resto da série. Na altura da estreia eu trabalhava num cinema, aos poucos, ia vendo-o e acabou por me despertar o interesse. Por alguma razão a ideia que eu tinha de Harry Potter era completamente diferente e  The Half-Blood Prince, de certa forma, retirou algumas das ideias erradas e pre-concebidas que tinha da série.

Vendo-o desta vez acho que subiu ainda mais na minha consideração porque sei o que vem dai para a frente, tornando-se assim muito mais importante do que vendo-o originalmente, onde parecia mais um capitulo de transição e não tão relevante como se percebe hoje em dia. Muitos acontecimentos que na altura passaram ao lado, são agora extremamente importantes à luz do que se veio a descobrir no derradeiro livro.

Tem no entanto os seus problemas, problemas esses que, segundo me dizem, não estão tão presentes no livro, falo em especial no arco narrativo do half-blood prince, algo que falarei mais à frente no “pior” do filme. O importante a reter é que Harry Potter and the Half-Blood Prince cumpre bem a sua função, que é abrir a porta e estender a passadeira para o desfecho final em de The Deadly Hallows.

O melhor:
O tom e a atmosfera aqui é… fantástico. Se há algo que não posso torcer o nariz é a forma como a cada filme que passa o ambiente e a tonalidade se irem tornando cada vez mais negros, ameaçadores e ominosos, à medida que Voldemort se vai tornando cada vez mais presente. O final é genuinamente pesado e de cortar à faca.

O pior:
Como referi lá atrás acho que o arco narrativo do half-blood prince e a revelação de quem ele é não causa o impacto necessário e o que seria de esperar. Aparentemente no livro as coisas estão muito mais bem montadas, mas aqui… nem por isso. No final, é revelada a sua identidade mas a minha reacção inicial foi algo tipo “huh, ok e então?”.

Deixe uma Resposta

