Harry Potter and the Deadly Hallows: Part 2 – Os Talismãs da Morte: Parte 2 [2011]

Maratona Harry Potter

À semelhança do que fiz no anterior filme decidi escrever no post do meu visionamento original deste Deadly Hallows: Part 2 porque, tal como referi na primeira parte, é uma boa forma de comparar as diferentes opiniões neste espaço de 4 anos, e porque os meus sentimentos permanecem quase inalterados.

Sou de opinião que não é fácil terminar séries, sagas, conjuntos de filmes, ou o que quiserem chamar. É uma arte saber controlar expectativas, isto porque os finais são mesmo isso, um turbilhão de emoções guardadas durante anos e anos à espera duma conclusão gratificante. E nesse aspecto Harry Potter and the Deadly Hallows: Part 2 é mesmo isso, um excelente desfecho que chegou na altura perfeita, mesmo naquele ténue balanço entre a ânsia de querer mais e o ligeiro sentimento de fatiga que se começava a instalar. Sobre o filme em si faço das minhas palavras de 2011 as minhas actuais. Bom filme, excelente ritmo e a prova de que foi uma boa decisão dividir o ultimo livro em dois filmes.

O melhor:
O final e aquela maravilhosa sensação agridoce de que acabámos de terminar uma longa e memoravel viagem de 8 anos onde vimos crescer não só personagens, mas pessoas. É digno de nota e um privilégio poder ter a oportunidade de ver um grupo de pessoas a crescer à nossa frente ao longo de tanto tempo.

O pior:
Honestamente nem sei o que apontar. Podia fazer nitpick como o riso taralheco do Voldemort ou com os miúdos “mascarados” de pessoas de meia idade no final, mas seria apenas uma gota no oceano neste que foi o desfecho perfeito para uma saga destas.

Bom, e assim dou por terminada esta maratona Harry Potter que, espero, seja a luz para futuras maratonas a fazer no futuro. Já tenho novas ideias que, se tudo correr bem, virão a médio prazo.

separador

Texto original

Está acabado, finalmente! Oito filmes é muita fruta. Nunca fui lá grande fã da série, no entanto a verdade é que todos crescemos com ela e o seu final é invariavelmente um importantíssimo acontecimento cinematográfico que deve ser visto.

O único Harry Potter que realmente gostei foi o Prisioneiro de Azkaban, acho que de todos é o que melhor se porta individualmente e o que tem a melhor realização. O resto dos filmes por diversas razões nunca me conquistaram, incluindo a primeira parte deste ultimo livro que achei palha a mais.

Mas posso dizer que esta parte 2 é um excelente desfecho, e todos sabemos como é difícil encerrar de forma competente estas sagas épicas. O seu ritmo é maravilhoso, raramente há pausas desnecessárias e tudo acontece nos momentos certos, de que temos consciência que são importantes para a trama geral, algo que nem sempre acontecia antes. Este é genuinamente um bom filme, e não falo de bom tipo “até é bom para um Harry Potter”, é realmente um bom filme de aventura.

Há no entanto partes que me fizeram torcer o nariz, como os momentos de deus ex machina que me pareceram rebuscados (certamente os fãs têm explicações, mas para o comum espectador é basicamente isso) e as diversas ligações com personagens e eventos de anteriores filmes que às vezes resultam bem, mas noutras fica a ideia de serem desculpas para recuperar coisas passadas para os fãs. Mas isso é da responsabilidade do livro e não do filme.

Gostei muito da morte do Valdemort que literalmente se transformou em cinzas, e pela primeira vez o Ralph Fiennes pôde expandir um pouco da caricatura dos outros filmes, a forma como ele fica genuinamente feliz por ter “morto” o Harry é deliciosa. A cena final, embora seja um bocadinho creepy porque eles não parecem ter os cerca de 40 anos, é muito bonita e emotiva mesmo para quem não é fã. É o fechar de algo que cresceu connosco durante uma década, é sempre especial.

É bom, se viram alguns dos filmes anteriores, vão ver.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: