Ex Machina – Instinto Artificial [2015]

ex-machina-poster

Um filme que é a minha cara e que tem tudo para me conquistar, ainda por cima tão bem recebido. Não podia deixar passar nesta minha ultima visita por 2015.

Enquanto via Ex Machina não conseguia tirar da cabeça aquela tech demo da Quantic Dream para a Playstation 3 (vejam AQUI, é fixe. Olhem que se eu digo que algo da Quantic Dream é fixe, é porque é mesmo) não sei se serviu de inspiração ou não, mas as semelhanças são óbvias, no entanto a verdade é que Ex Machina tem o mérito de se conseguir soltar da premissa básica e expandir os seus horizontes, o que nem sempre é fácil dentro da sci-fi. Com efeito Ex Machina consegue pegar na ideia central da vida artificial e nas tradicionais questões morais e éticas sobre o que nos torna humanos (SOMA, também deste ano, aborda temáticas idênticas) e, como boa e ambiciosa sci-fi que é, coloca questões filosóficas pertinentes ao espectador.

Para além dum argumento sólido e inteligente, especialmente na forma como trabalha com a personagem da Ava e na nossa percepção da humanização, é fácil destacar também o lado artístico de Ex Machina, em especial da sua fotografia que é estupenda. Em termos de interpretações não me posso queixar, é certo que são bastante contidos (aliás, como o filme em si) mas é inegável que o trio de protagonistas é de qualidade, basta ver que começam a aparecer em bons filmes (curioso que Domhnall Gleeson e Oscar Isaac entram no novo Star Wars).

Era um filme feito para mim, mesmo a meu jeito e não posso negar que me encheu as medidas e gostei, contudo não é menos verdade que… não me afectou emocionalmente da forma que esperaria, quer dizer não é um defeito, é feitio. É suposto ser um filme frio e calculista, mas não posso dizer que vá ficar gravado na minha mente por muito tempo, faz-me lembrar por exemplo o Primer ou o Under the Skin que são bem bons e que gostei, mas demasiado estéreis para que me acompanhem emocionalmente com o passar dos anos.

tumblr_nqv5wfo6U41r2igm4o4_500

 

Deixe uma Resposta

