Timbuktu [2014]

timbuktu

Não é certamente fácil falar de Timbuktu, e não é fácil porque não é um filme que eu consiga fazer justiça escrevendo aqui.

Timbuktu é um estudo sobre intolerância religiosa, mas também sobre conflitos ideológicos, é um filme frio na forma como aborda temáticas quentes, mas apaixonado e cheio de coração quando aborda temáticas mundanas. É um filme pertinente e actual mas que ao mesmo tempo parece retratar um planeta distante perdido no tempo. Timbuktu acaba por ser isso, um filme preso no limbo duma estranha dualidade a viver um conflito interno.

Por cada momento cru e selvagem como o apedrejamento de duas vitimas por fundamentalistas islâmicos do Ansar Dine, encontramos momentos duma macabra boa disposição ao seguir jihadistas pelo deserto e aldeias a impor a lei da charia como que se dum Cops se tratasse. Por cada momento frio e estéril como a morte da vaca GPS ou os diálogos entre o ancião da aldeia que tenta, em vão, impor o bom senso, é contraposto um vasto coração e emoção quando nos são mostrados os momentos em família ou os ajuntamentos dum grupo de amigos para tocar musica. Por cada momento onde somos abandonados na vastidão do deserto, um deserto quase surreal e alienígena, somos relembrados do mundo real quando os telemóveis tocam e as pickups da Toyota nos dão um estalo na cara.

É essa dualidade que eleva esta experiência quase documental para um patamar de relevância digna de entrar numa série de prémios como os Oscares. Não esperem um filme clássico na sua forma, mas vejam-no antes como uma janela, uma janela para um mundo tão distante do nosso que, como falei atrás, não fossem os telemóveis e as pickups poderia estar tão longe no espaço como no tempo.

Bom filme que aconselho de forma cautelosa.

Originalmente de 2014, estreou em Portugal em 2015

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: